TV digital atinge 46% de cobertura

Buscar
Publicidade

Mídia

TV digital atinge 46% de cobertura

São 102 emissoras que já adotaram a tecnologia digital, em 480 municípios, com população de 87,7 milhões de pessoas


14 de abril de 2011 - 2h47

O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) chega à marca de 46% de cobertura no Brasil, com 102 emissoras equipadas com a tecnologia que cobre, agora, 480 municípios e quase 88 milhões de pessoas. Segundo os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expectativa é que a cobertura do SBTVD seja igual ou superior à cobertura analógica antes de 2016, ano em que está previsto o desligamento das transmissões analógicas.

A partir deste mês, a Anatel atualizará os dados sobre a TV digital mensalmente, com gráficos, tabelas e mapas sobre as emissoras em operação e população coberta. Instituído em 2003 e formalizado em 2006, o SBTVD entrou em operação em dezembro de 2007, na cidade de São Paulo (SP). O SBTVD tem como base o sistema japonês, o ISDB-T, e permite a consignação de um canal digital de frequência com largura de banda de 6 MHz para cada canal analógico outorgado à geradora (cabeça de rede) ou à retransmissora de geradora e prevê a inclusão de quatro canais governamentais: do Poder Executivo, de educação, de cultura e de cidadania.

Durante este mês, a Anatel colocará em consulta pública propostas de alterações dos planos básicos de TV digital (PBTVD) para o interior dos Estados do Amapá, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Em maio, serão submetidas à consulta pública propostas de alteração para o interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Pará e Tocantins e, em junho, também para o interior de Sergipe, Bahia, Paraná, Ceará e Rio Grande do Norte. Com isso, a Anatel encerra o ciclo de estudos e planejamento para a oferta de canais de TV digital em todos os municípios brasileiros.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok

  • Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Recursos estão sob guarda-chuva do Pinterest Ad Labs, novo programa de inovação da plataforma para marcas selecionadas testarem os protótipos