Mídia

Após Google, Apple Maps renomeia Golfo do México para Golfo da América

Segundo a companhia, mudança valerá para quem usar o aplicativo nos Estados Unidos; decisão vai de acordo com decreto de Trump

i 12 de fevereiro de 2025 - 18h38

Apple Maps altera nome do Golfo após decreto de Trump

Apple Maps altera nome do Golfo após decreto de Trump (Créditos: Bigtunaonline/Shutterstock)

Seguindo o Google, a Apple Maps também renomeou o Golfo do México como ‘Golfo da América’ para os usuários norte-americanos do seu aplicativo de mapas.

A mudança segue o decreto do presidente Donald Trump, de janeiro deste ano. A informação é da agência France Presse.

Agora, pessoas que usarem o aplicativo Apple Maps nos Estados Unidos terão o local identificado como ‘Golfo da América’. Porém, quem acessar o serviço do exterior continuará a vê-lo como Golfo do México.

Google e Bing também realizam mudanças

O Google informou que usuários fora dos EUA verão ambos os nomes.

Pessoas que usam o Maps nos EUA verão ‘Golfo da América’, e pessoas no México verão ‘Golfo do México’. Todos os outros verão os dois nomes”, escreveu a companhia em resposta a questionamentos sobre a alteração.

Já o sistema de mapas do Microsoft Bing também alterou o nome para usuários dos EUA. No Brasil, o local continua aparecendo como Golfo do México, conforme publicou o site norte-americano The Verge.

Por que Trump quer essa mudança?

As alterações ocorreram poucos dias após Donald Trump assumir a Casa Branca. Ele assinou uma ordem executiva, em janeiro, que ordenava a mudança do nome.

O republicano afirmou que rebatizaria a região pois ela foi uma artéria crucial para o comércio nos Estados Unidos e continua sendo uma área vital para a indústria marítima do país.

A presidente do México, Cláudia Scheibaum, disse no fim de janeiro que enviaria uma carta ao Google contra a mudança de nome. Ela argumentou que “não cabe a um país” decidir sobre essa questão, “e sim uma organização internacional”.

O Golfo do México é o maior golfo do mundo. Cercado por terras da América do Norte e da América Central, a região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão de km², e seu subsolo é rico em petróleo. Cuba e México também são banhados pelo golfo.