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Apps sociais e games lideram tempo gasto na web

O acesso a aplicativos (apps) de social networking e de jogos para celular são equivalentes na preferência do usuário


27 de abril de 2012 - 4h02

Os usuários de internet gastam o tempo na web tanto com aplicativos (apps) de redes sociais quanto com apps de mobile games, segundo constata pesquisa feita pela Flurry. E isso vale para os dispositivos (tablets e smartphones) equipados tanto com sistemas operacionais iOS (Apple) quanto para Android (Google). As redes sociais, no caso, não são apenas as mais evidentes como Facebook e Twiiter. Envolvem também as de fotos (Instagram), geolocalização (Foursquare) e segmentadas (como Grindr, por exemplo).

Segundo a empresa, os games, historicamente, sempre lideraram o uso do celular. A última vez que a Flurry fez um levantamento desse tipo foi em janeiro deste ano, quando apurou que 50% das demandas por apps eram de mobile games e 30% eram por apps de redes sociais. A preferência por determinado tipo de apps muda bastante de um ano para o outro. Atualmente, apps como Viddy e Socialcam (vídeo) e Instagram (foto) estão entre os Top 5 gratuitos entre os apps iOS nos EUA. São todos aplicativos de compartilhamento de conteúdo de vídeo e foto. Há um ano, provavelmente, os games lideravam o Top 5.

Conforme os números da Flurry, os mobile games e as apps de redes sociais empataram no primeiro trimestre, com uma média de 24 minutos usados diariamente pelos usuários (num período total de 77 minutos). Há um ano, os usuários gastaram 24 minutos com games e 15 minutos com apps sociais (num período total de 68 minutos). O tempo restante foi consumido com notícias (12 minutos agora; 11 minutos no ano passado), entretenimento (10 minutos neste ano e também no ano passado) e outros, com sete minutos para os dois períodos pesquisados.

Em termos de receitas, tanto para iOS quanto para Android, os que mais geraram faturamento foram os apps de redes sociais (37%), seguidos pelos games (36%) e outros (28%).

iOS

No Brasil, um levantamento do MercadoLivre acaba de constatar a preferência pelo iOS quando se trata de dispositivos móveis – tablets e smartphones. Do total de acessos gerados por esses dispositivos, 57% foram feitos por usuários do iPhone, iPod Touch e iPad. Os smartphones e tablets com Android aparecem como a segunda opção, com 35% dos acessos.
 

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