Arte 1 quer popularizar o erudito
Com programas sobre pintura, dança, música clássica, cinema e outras vertentes artísticas, novo canal da Band quer atrair interessados no tema
Com programas sobre pintura, dança, música clássica, cinema e outras vertentes artísticas, novo canal da Band quer atrair interessados no tema
Bárbara Sacchitiello
20 de abril de 2013 - 5h26
Um canal de arte, com qualidade e diversidade nas produções, mas longe de ser erudito ou inacessível para a massa espectadora de TV. É dessa forma que o Grupo Bandeirantes define o Arte 1, seu mais novo canal pago.Embora já esteja no ar, em caráter experimental, desde dezembro, o grupo fez nessa quarta-feira, 20, o lançamento oficial do produto, anunciando sua inclusão no cardápio da maior parte das grandes empacotadoras, como Net, Sky, Claro TV, Oi TV, GVT e outras.
Com 50% da grade de programação composta por produções nacionais – sendo parte delas produzidas internamente e outras adquiridas de produtoras independentes – o canal terá programas, séries e documentários sobre cinema, música clássica e popular, pintura, arquitetura, moda, teatro, dança e outras vertentes artísticas. “Queremos abrir as portas desse universo ao público que não está acostumado a esse tipo de programação. Nossa intenção não é focar naquele público já iniciado em temas artísticos, mas sim ser compreensível e interessante para todos”, defende Rogério Gallo, diretor-geral do canal.
De acordo com Gallo, o projeto do Arte 1 vem sendo desenvolvido há dois anos mas o lançamento acabou aproveitando o período de implantação da nova Lei de TV por assinatura, que estimula uma cota mínima de programação nacional para cada canal – o que impulsionou o interesse das operadoras em ter o canal em seus pacotes. O Arte 1 já recebeu da Agência Nacional de Cinema (Ancine) a certificação de “canal brasileiro de espaço qualificado”.
Como destaque da programação, o diretor do programa cita a atração Arte 1 em Movimento, uma revista semanal que apresentará as principais notícias nacionais e internacionais referentes ao universo das artes, e também a série Uma Obra de Arte Sumiu, que contará as histórias dos assaltos a galerias e museus de arte ocorridos no Brasil.
Cotistas “mecenas”
Para o lançamento do Arte 1, o departamento comercial do grupo fez um plano comercial para captar apoiadores que ganharão o nome de “cotistas mecenas”. “Procuramos parceiros para o canal, como um todo. Estamos conversando com marcas que possuem algum tipo de ligação com a cultura e esperamos fechar parcerias em breve”, frisou Gallo, sem revelar quais são os possíveis anunciantes. O pacote de fundação do Arte 1 prevê um total de seis cotas de patrocínio.
Veja a reportagem da TV Meio & Mensagem no lançamento do canal:
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