As vitórias da Copa do Nordeste
Sucesso de público e audiência, torneio teve patrocínio de grandes marcas, como Brahma e Caixa
Sucesso de público e audiência, torneio teve patrocínio de grandes marcas, como Brahma e Caixa
Nathalie Ursini
10 de abril de 2014 - 4h05
A partida que encerrou a Copa do Nordeste de 2014 entre Ceará e Sport, na Arena Castelão, em Fortaleza, nessa quarta-feira 9, registrou recorde de público no estádio. Com 60 mil torcedores a favor do time da casa, o Sport sagrou-se tricampeão da competição que ganhou, nesta edição, álbum oficial de figurinhas, criado pela Panini, e uma bola oficial, confeccionada pela Penalty.
Segundo o Esporte Interativo, a expectativa de público para essa partida já era grande pelo que o campeonato se mostrou durante o ano. Com crescimento de 20% na audiência individual de 2013 para 2014, a Copa do Nordeste computa média de público de 7 mil pagantes, frente a 5 mil no Campeonato Paulista, estadual que reúne mais torcedores. Já nas fases finais, a média de público saltou para 14mil.
Neste ano, os telespectadores puderam acompanhar a todos os jogos nos canais Esporte Interativo e no Esporte Interativo Nordeste, lançado no fim do ano passado. Segundo o canal, a audiência dos jogos foi 20% maior do que a edição de 2013, com uma média 1,5 milhão de pessoas assistindo a cada partida. A exemplo do ano passado, a TV Globo transmitiu um jogo por rodada.
Nas redes sociais, os torcedores tiveram forte participação, com mais de 400 mil interações de 70 mil pessoas únicas nos mais de 2.200 posts criados sobre a Copa do Nordeste. Outro fator que movimentou a página do canal foi a intervenção dos internautas com pedidos frequentes da inclusão do Esporte Interativo Nordeste na grade de todas as operadoras de TV paga do País. Atualmente o canal está disponível na Claro TV, Oi TV, Multiplay, CaboTelecom e TCM.
Mas não só de casa cheia viveu a também chamada Lampions League. A receita total dos clubes (premiação e bilheteria) subiu de R$ 15 milhões, em 2013, para R$ 20 milhões, em 2014, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. De acordo com Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste, foi possível aumentar o valor da premiação e dos benefícios graças aos parceiros que se associaram ao campeonato. “A Liga do Nordeste vai continuar buscando parceiros que queiram associar sua marca a uma competição bem sucedida e que, em contrapartida, proporcione benefícios para os clubes”, disse.
Comercializadas pelo consórcio formado entre Esporte Interativo, Klefer, Sportplus e De Ponta, as cotas de patrocínio do Nordestão foram preenchidas por Brahma, Caixa, Hiper, Gillette, Pitu, Germed, Subway e Sportingbet.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King