Mídia

Netflix e Warner: R$ 440 bilhões e 430 milhões de assinantes

Ao adquirir marcas como HBO Max, empresa se isola no streaming global e em produções famosas

i 5 de dezembro de 2025 - 17h40

O anúncio silencioso veio por meio de comunicado oficial da Netflix e da Warner Bros. Discovery (WBD): a Netflix adquiriu a Warner Bros., que abrange Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO e HBO Max por US$ 82,7 bilhões (Crédito: Schager/Shutterstock)

O anúncio silencioso veio por meio de comunicado oficial da Netflix e da Warner Bros. Discovery (WBD): a Netflix adquiriu a Warner Bros., que abrange Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO e HBO Max por US$ 82,7 bilhões (Crédito: Schager/Shutterstock)

A Netflix nem precisou ressoar seu famoso “tudum”, que é aquele barulhinho que vem antes das séries e filmes começarem, para acordar o mundo nesta sexta-feira, 5.

O anúncio silencioso veio por meio de comunicado oficial da Netflix e da Warner Bros. Discovery (WBD).

A Netflix adquiriu a Warner Bros., que abrange Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO e HBO Max por US$ 82,7 bilhões (equivalentes a pouco mais de R$ 440 bilhões).

Com o anúncio, a Netflix destronou, pelo menos, dois concorrentes que apresentaram propostas no dia de Ação de Graças nos EUA, em 20 de novembro: a Paramount Skydance e a Comcast.

Netflix e Warner, a jornada

Pela cronologia dos fatos, a curtíssima jornada dessa aquisição aconteceu nessa sequência:

– Dezembro de 2023: sai a primeira informação sobre o interesse da Paramount pela WBD

– Julho 2024: Skydance volta a negociar compra da Paramount

– Junho 2025: WBD anuncia divisão em duas – Streaming & Studios, composta pela Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO e HBO Max e

Global Networks, com CNN, TNT Sports nos EUA e Discovery. Estão inclusos, ainda, os principais canais abertos da Europa, o streaming Discovery+ e o Bleacher Report.

– Julho 2025: Governo dos EUA aprova fusão entre Skydance e Paramount

– Setembro de 2025: começam as notícias sobre o interesse da Paramount Skydance pela WBD, o que criaria a sexta maior empresa em venda de publicidade dos EUA

– Outubro de 2025: WBD rejeita primeira proposta da Paramount Skydance

– 4 de novembro de 2025: Netflix desponta como forte concorrente à aquisição da WBD

– 14 de novembro de 2025: Paramount, Netflix e Comcast entregam propostas pela WBD

– 20 de novembro de 2025: WBD pede novas propostas à Paramount, Netflix e Comcast

– 5 de dezembro: Netflix formaliza aquisição da Warner Bros., sem os ativos da Discovery

Em dois anos e depois de muita conversa, a parte da WBD que envolve grandes marcas como HBO e HBO Max e Warner Bros. Television agora, passará a ser da Netflix.

Dessa forma, o movimento coloca a empresa na liderança isolada em assinantes de streaming no mundo, com 430 milhões de usuários, conforme a lista dos dez maiores streamings:

Netflix, ao adquirir Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture, DC Studios, HBO e HBO Max, se isola na liderança do streaming e reforça acervo de produções famosas (Crédito: Arte MM)

Netflix, ao adquirir Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture, DC Studios, HBO e HBO Max, se isola na liderança do streaming e reforça acervo de produções famosas (Crédito: Arte MM)

Investimentos em marketing

Embora não se saibam os desdobramentos, o fato é que a transação muda o cenário do streaming e do entretenimento no mundo.

Juntas, de fato, Netflix e WBD investiram quase US$ 3 bilhões em marketing no ano passado.

Para o consultor da Madison and Wall, Brian Wieser, contudo, apesar da fusão resultar em redução desse volume, se fechada a aquisição, a Netflix terá que investir pesado em marketing para divulgar o que significa a adição dos novos ativos.

Portanto, em receita publicitária, a projeção de Wieser é que o acordo crie empresa resultante que gerará cerca de US$ 2,3 bilhões em receita publicitária somente nos EUA, cujo mercado em publicidade televisiva, somente, é estimado em US$ 60 bilhões.

Mas, como essa transação entre Netflix e WBD inclui uma das partes da Warner, há mais questões pendentes para o mercado publicitário dos EUA, aponta o consultor da Madison and Wall.

Dentre os possíveis desdobramento, está a potencial combinação de Discovery Global e Versant, spin-off da Comcast criada formalmente na semana passada.

A criação da Versant separa o portfólio de redes de TV paga e plataformas digitais complementares dos demais negócios.

A Versant reúne marcas como NBC (Telemundo, TeleXitos, COZI, MSNBC, CNBC, USA Network, Syfy, NBCSN, Oxygen, Bravo e E!), o estúdio de filmes Universal Studios, o serviço de streaming Peacock e os estúdios de animação DreamWorks Animation, Illumination Entertainment e Universal Animati.

Conflitos internacionais

O analista também foca nos conflitos internacionais que a fusão entre Netflix e HBO Max pode causar: na semana passada, a WBD anunciou o lançamento independente do HBO Max no Reino Unido para 2026, onde tem parceria com a Sky.

Ainda, na França, ainda haverá acordo de distribuição com o Canal+, mesmo com o lançamento do HBO Max no país.

Contudo, embora não haja referências ao Brasil, também aqui e na América Latina, onde as estratégias da WBD têm sido movimentadas, deve haver novidades.

As quais, de fato, incluem tanto o entretenimento quanto a movimentação publicitária que a união entre Netflix e Warner causará.