Paramount prepara oferta pela Warner Bros. Discovery
Aquisição tem apoio da família Ellison, da Oracle, cujo filho, David, é CEO da Skydance
A Paramount Skydance prepara oferta majoritária em dinheiro pela aquisição da Warner Bros. Discovery (WBD), com o apoio da família Ellison (proprietária da Oracle), de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.
A informação é do jornal The Wall Street Journal.
Em valores de mercado, a WBD está avaliada em US$ 39,8 bilhões e a Paramount em US$ 17,9 bilhões.
As propriedades da WBD incluem amplo portfólio de marcas icônicas de cinema, televisão, jogos e animação, como o universo DC Comics (Batman, Superman), a saga Harry Potter e O Senhor dos Anéis, as animações da Looney Tunes e Cartoon Network (Meninas Super Poderosas, Hora da Aventura), o catálogo da HBO (Game of Thrones) e séries clássicas da Warner Bros. (Friends), além de canais a cabo como o Discovery Channel e HGTV.
A oferta, dessa forma, será feita por toda a empresa, o que inclui as redes de TV por cabo e estúdio de cinema, segundo as fontes.
No ano passado, a WBD havia comunicado que planejava se reestruturar em duas divisões operacionais, uma com foco no negócio de TV a cabo e outra em streaming e estúdios.
Skydance e David Ellison
A Skydance, sob o comando de David Ellison, que é filho do bilionário Larry Ellison, fundador da Oracle, fechou semanas atrás acordo para se fundir com a Paramount, proprietária da Nickelodeon, MTV, Comedy Central e o estúdio de cinema Paramount.
Ainda, a Skydance Media nasceu em 2006 e, desde agosto deste ano, Ellison é o presidente e CEO da Paramount Skydance Corporation.
Com essas notícias, de fato, as ações da Warner Bros subiram quase 30%.
Já a Paramount teve alta de 7%.
A Paramount, no entanto, se recusou a comentar os rumores.
Tampouco a WBD respondeu às demandas do Wall Street Journal e da Reuters.
A oferta potencial ressalta a intensificação das pressões de consolidação no setor de mídia à medida que os players tradicionais têm que ter escala e alavancagem de streaming em meio ao declínio da audiência de TV paga e ao aumento dos custos de produção de conteúdo.
Depois da fusão da Paramount com a Skydance Media, David Ellison procura maneiras de fortalecer a lista de filmes e as ambições de streaming da empresa, ao mesmo tempo em que corta custos e reestrutura seu serviço Paramount+.
Família Ellison
A família Ellison, portanto, tem sido fundamental no financiamento da expansão da Skydance.
Analistas norte-americanos, porém, observaram que qualquer aquisição da WBD provavelmente exigiria financiamento privado significativo.
Isso se deve ao tamanho do negócio e às limitações do balanço patrimonial da Paramount Skydance.
Mas, mesmo que se concretize, a fusão entre Paramount e WBD pode enfrentar escrutínio antitruste.