TV 3.0: presidente assina decreto do novo modelo
Tecnologia combinará a transmissão tradicional com a internet, permitindo maior interatividade

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Nesta quarta-feira, 27, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de implementação da TV 3.0. O novo modelo marca a nova fase tecnológica de transmissão de conteúdo televisivo no País, com possibilidade de maior interatividade entre as emissoras e espectadores.
A expectativa do governo é que de que a TV 3.0 entre no ar por volta de junho de 2026, a tempo do início da Copa do Mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá.
Na cerimônia, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, destacou que o País será o primeiro das Américas a implementar a nova tecnologia televisiva.
“Esse decreto representa o que vai ser a nossa visão de futuro sobre a agenda digital e tecnológica, com abertura, cooperação e soberania. Aliás, a soberania hoje é um grande tema que une todo o País. Não só a soberania, mas soberania digital. Tudo tem a ver com a TV digital que está sendo implementada agora”, declarou Palmeira.
A TV 3.0 promete um salto na experiência da interatividade ao combinar os serviços de internet com o broadcast, a transmissão de som e imagem.
A expectativa é que, pela TV 3.0, a televisão aberta oferece uma experiência similar a que os usuários já possuem com a TV conectada, com a possibilidade, por exemplo, de seleção de conteúdo para assistir, interações com a programação e até mesmo a realização de compras pela tela, via controle remoto.
De acordo com o decreto presidencial, a migração para a tecnologia da TV 3.0 acontecerá de forma gradativa, começando pelas grandes cidades e capitais do Brasil, assim como aconteceu na fase de implementação da TV digital, cujo decreto foi assinado também pelo presidente Lula, em 2007.
A partir do decreto, os novos aparelhos já deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando, em forma de catálogo, os aplicativos dos canais abertos, tal qual já acontece com os streamings e aplicativos de TVs conectadas.
A implementação da TV 3.0 é considerada o novo marco da transmissão televisiva no Brasil após a TV digital, cujo alcance deve chegar a 100% somente em dezembro deste ano.
Além da mudança nas transmissões, a expectativa é de que a TV 3.0 também propicie uma nova era para a publicidade televisiva, já que será possível, dependendo do formato, comercializar produtos diretamente pelo controle remoto.