Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount
Proposta de aquisição foi feita há pouco mais de um mês e negociações devem continuar
O conselho da Warner Bros. Discovery rejeitou a oferta inicial da Paramount de cerca de US $ 20 por ação, mas as negociações continuam, de acordo com pessoas próximas às empresas que não estão autorizadas a falar publicamente.
As informações são da Bloomberg e do jornal Los Angeles Times. Uma das fontes diz que a Paramount, cuja oferta inicial foi feita há pouco mais de um mês, prepara a segunda oferta.
De fato, a Warner Bros. Discovery é proprietária da HBO, CNN, TBS, Food Network, HGTV e do prolífico estúdio de cinema e televisão Warner Bros.
Aquisição da Warner Bros. pela Paramount
A oferta da aquisição da Paramount foi feita por David Ellison, fundador e CEO da Skydance Media e tem apoio do pai Larry Ellison, fundador da Oracle.
Desde então, Ellison e sua equipe fizeram movimentos ousados para ajudar a Paramount a se livrar de mais de uma década de marasmo.
Dessa forma, comprar a Warner Bros. Discovery seria sua jogada mais audaciosa até agora.
Ainda, a fusão levaria à eliminação de um dos estúdios de cinema originais de Hollywood e poderia ver a consolidação da CNN com a CBS News, de propriedade da Paramount.
O interesse da Paramount levou as ações de ambas as empresas a disparar e elevou o valor de mercado da Warner Bros. Discovery.
A oferta da Paramount de US $ 20 por ação da Warner Bros. Discovery foi menor do que alguns analistas e fontes acreditam que as partes da empresa valem, levando o conselho da Warner Bros. Discovery a rejeitar a oferta, disseram fontes.
Assim, a Warner Bros. Discovery agora vale US$ 42 bilhões.
Já a avaliação da Paramount é de US $ 18,5 bilhões.
Paramount precisa de conteúdo
Mas muitos acreditam que a Paramount precisa de mais conteúdo para competir melhor em cenário que está sob o domínio de streamings e big techs como Netflix e Amazon.
No Brasil, a Paramount encerrará a distribuição de seus canais lineares.
A Warner Bros. Discovery anunciou, antes, que planejava dividir seus ativos em duas empresas até abril do ano que vem.
Uma dessas empresas, a Warner Bros., teria a HBO, o serviço de streaming HBO Max e os estúdios de cinema e televisão.
O atual presidente-executivo David Zaslav administraria essa empresa.
Já o outro braço seria chamado de Discovery Global e incluiria os canais de televisão a cabo lineares.
Direitos pelo UFC e South Park
Contudo, a despeito dos últimos acontecimentos, a Paramount tem feito negócios importantes.
Nos últimos dois meses, fez um acordo de US $ 7,7 bilhões pelos direitos de mídia do UFC.
Fechou, ainda, dois acordos que pagarão aos criadores de South Park mais de US $ 1,25 bilhão em cinco anos para garantir os direitos de streaming do desenho animado.
Na semana passada, na conferência de mídia da Bloomberg, Ellison se recusou a comentar sobre a busca da Paramount pela Warner Bros. ou mesmo se sua empresa já havia feito uma oferta.