Bicentenário da Independência inspira produções de TV
Programas especiais ocupam a grade de veículos como History Channel, TV Cultura e Globo
Bicentenário da Independência inspira produções de TV
BuscarBicentenário da Independência inspira produções de TV
BuscarProgramas especiais ocupam a grade de veículos como History Channel, TV Cultura e Globo
Bárbara Sacchitiello
2 de setembro de 2022 - 17h54
Atualizada em 05/9, às 10h29
O aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, completados no próximo dia 7, mobilizaram alguns veículos de comunicação, que aproveitaram a proximidade do 7 de setembro para promover um resgate da história do País e, ao mesmo tempo, contextualizá-la com os acontecimentos dos dias atuais.
Especializado em História, o canal History Channel terá uma programação especial ao longo de todo o mês para destacar o bicentenário. Além disso, o canal firmou uma parceria com o Museu do Ipiranga, que reabre neste semana, em São Paulo, após nove anos fechado para reforma e restauração. O canal de TV paga será o apoiador especial do quadro “Independência ou Morte”, a mais icônica representação do grito do Ipiranga, que voltou às paredes do Museu na reabertura. O canal ofereceu uma tela interativa na sala de exposição da obra de Pedro Américo, pela qual os visitantes poderão conhecer, em profundidade, os detalhes dos elementos presentes na imagem.
Além disso, quatro programas especiais foram preparados para a celebração e dois deles contam com curadoria e participação do escritor e historiador Eduardo Bueno. Tratam-se das atrações B de Brasil, que, em 4 episódios, mostrarão o lado B e pouco revelado de todo o processo da Independência, e Dicionário da Independência, que, em 24 episódios, destacará, de A a Z, palavras e termos que explicam a trajetória da formação do Brasil independente. O canal ainda terá as séries Insurgentes, Inventores do Brasil e a série Aqui tem História, produzida em parceria com caderno Paladar, do Estadão, que resgatará locais históricos do centro de São Paulo que retratam a cultura brasileira.
A TV Cultura reservou para o bicentenário da Independência a sua mais robusta produção dos últimos anos. No próximo dia 7, o canal coloca no ar a série Independências, dirigida pelo cineasta e diretor de TV Luiz Fernando Carvalho. O projeto, que terá 16 episódios semanais, demandou um ano e meio de pesquisa e produção e tem no elenco nomes como Antonio Fagundes, Daniel de Oliveira, Maria Fernanda Cândido e Jussara Freire.
A Globo exibe nesta sexta-feira, 2, um Globo Repórter especial a respeito dos trabalhadores que se dedicaram ao projeto de restauração do Museu do Ipiranga. A emissora já vem abordando o momento histórico no Fantástico, por meio da série de reportagens “1822: Uma Conquista dos Brasileiros”.
O Globoplay também entrou no assunto por meio da série de podcasts “Mulheres na Independência”, produzida pela Pipoca Sound. Como o nome explica, a obra audiovisual destaca as figuras femininas que tiveram papel fundamental na Independência do Brasil, como Maria Quitéria de Jesus.
Desde agosto, a CNN Brasil vem convidando o público a refletir sobre os desdobramentos da Independência na construção do Brasil de hoje. A série documental 200+ vem mostrando a evolução do País em quatro diferentes áreas: Economia, Saúde, Educação e Sociedade.
A série estreou em meados de agosto e termina nesta semana, em meio à celebração do bicentenário. A produção é original da CNN Brasil, com apresentação dos âncoras Daniel Adjuto e Luciana Barreto e conta com participação do historiador e escritor Eduardo Bueno.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix