Canais 5 e 6 são liberados para o Rádio

Buscar

Canais 5 e 6 são liberados para o Rádio

Buscar
Publicidade

Mídia

Canais 5 e 6 são liberados para o Rádio

Com isso, frequências das emissoras FM será ampliada, podendo comportar as rádios AM, que ganharia uma elevação do padrão de qualidade


21 de junho de 2012 - 1h16

O governo confirmou a liberação das frequências dos canais televisivos 5 e 6 (VHF) para as emissoras de rádio FM. A ideia, que já vinha sendo debatida pelo Ministério das Comunicações, foi oficializada na manhã desta quinta-feira, 21, pelo secretário de comunicação eletrônica do MiniCom, Genivaldo Lins. Ele discursou para a plateia do 26o Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert).

A iniciativa pode ser uma medida de salvação das emisoras da frequência AM, que vêm sofrendo para se manter no cenário da indústria da comunicação devido a baixa potência e a menor qualidade técnica em relação às FM’s. Com a liberação dos canais 5 e 6 da TV, a faixa da FM ganharia uma ampliação, que comportaria a inserçao das emissoras AM, assim que ela fizessem a transposição para a frequência mais alta.

A mudança das AM’s para as FM’s é tida, inclusive, como uma questão priotária, que deve ser resolvida antes mesmo da escolha do modelo de rádio digital no Brasil. O secretário de comunicação eletrônica do MiniCom, inclusive, reforçou a promessa já feita pelo Ministro Paulo Bernardo, de que até o fim deste ano o Brasil terá um modelo definitivo de rádio digital.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses