Cenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017
Novo indicador traz dados de investimento publicitário das maiores compradoras de mídia do País, totalizando R$ 16,6 bilhões, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet
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Alexandre Zaghi Lemos
14 de agosto de 2018 - 16h06
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga nesta terça-feira, 14, os primeiros dados do Cenp-Meios, novo indicador de investimento em compra de mídia do País. Os números não representam o total do bolo publicitário brasileiro, pois incluem a movimentação financeira destinada à veiculação de publicidade que passa pelas 75 maiores agências do País, certificadas pelo Cenp. Segundo cálculos do próprio Conselho, o indicador cobre mais de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil – índice estimado a partir da comparação com o Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.
Esse universo de 75 agências monitoradas pelo Cenp-Meios somou em 2017 R$ 16,6 bilhões em compra de mídia para seus clientes, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet. Além da divisão do investimento por meios, o novo indicador também mostra o destino do dinheiro por região do Brasil: as veiculações nacionais ficam com 58% do total e as veiculações focadas no Sudeste, com 29%.
“O Cenp-Meios é resultado da compreensão dos líderes das mais importantes entidades nacionais do mercado publicitário reunidas no Cenp, reconhecidamente o fórum da autorregulação ético-comercial”, diz presidente do Cenp, Caio Barsotti. “O investimento publicitário é forte impulsionador da economia e proporciona condições ideais para a plena vigência da liberdade de imprensa, pilar da democracia”, complementa.
O investimento para viabilizar o Cenp-Meios foi de cerca de R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro. O projeto conta com tecnologia da BST Soluções, verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS.
A lista das 75 agências que forneceram seus dados de compra de mídia está no site do Cenp. A seguir, as tabelas e gráficos com os primeiros dados do Cenp-Meios, relativos ao exercício de 2017:
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