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Mídia

Com Local Lab, Google quer digitalizar veículos brasileiros

Iniciativa contemplará 100 pequenos e médios veículos locais em programa que aliará desenvolvimento técnico e sustentabilidade dos negócios


1 de junho de 2022 - 6h00

O Google News Initiative foi lançado em 2018 para apoiar as operações do meio digital de organizações jornalísticas locais e, agora, ganha nova versão para o território local do Brasil (Crédito: Reprodução/iStock)

Pensado para acontecer no Brasil, o Google News Initiative (GNI) apresenta o Local Lab Brasil, projeto de consultoria virtual a pequenas e médias empresas jornalísticas, que tem inscrições abertas até 26 de junho. Presente em 120 países, é a primeira vez que o GNI desenvolve uma iniciativa voltada ao jornalismo digital que alia consultoria técnica a negócios.

Podem se inscrever veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão que tenham um site e estejam em operação há pelo menos 12 meses, empregando de dois a 100 jornalistas em suas redações.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento do jornalismo digital nas empresas selecionadas por dez meses, período em que eles receberão consultorias técnicas e empresariais para desenvolvimento sustentável dos veículos. Relevância na região para a qual essa organização produz conteúdo é um dos critérios, mas não haverá distribuição regional para seleção.

Ao trazer entidades jornalísticas, como Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR), eles pretendem facilitar o crescimento sustentável do jornalismo brasileiro local no âmbito digital.

O período de consultoria, entre agosto de 2022 e abril de 2023, se divide em três blocos: técnico, com parceria da S4 Capital; de negócios, assessorado pela consultoria Hypertext; e de capacitação, com as entidades jornalísticas parceiras. Análise de SEO, performance e velocidade do site, ranqueamento, monetização a partir de publicidade e melhoria da experiência do usuário serão tópicos analisados nas plataformas digitais.

Segundo Ricardo Fiorotto, gerente do programa do Google, havia uma inquietação dos times para saber como poderiam contribuir com a indústria brasileira e os pequenos e médios veículos, a maioria do ecossistema de comunicação. Pesou também o fato de 2.969 municípios brasileiros serem classificados como “desertos de notícia”, atribuição dada a localidades que não possuem nenhum veículo cadastrado no Atlas da Notícia.

“Quanto mais esses parceiros tiverem dificuldade de se adequar ao digital, mais teremos desertos de notícias”, acrescenta o porta-voz.

O número de veículos contemplados no programa é ainda pequeno em relação às mais de 13.000 empresas jornalísticas existentes, segundo o gerente. Mas a ação pode ser replicada (nacional e internacionalmente) caso seja bem sucedida. “A gente ‘bebe’ muito do que é feito nos outros países. Isso é o legal do GNI”, pontua.

O projeto contará, para além da mentoria e experiência das empresas, com cinco workshops abertos para a indústria com temas voltados à comunicação. Um deles será dedicado às pautas regionais: como garantir que essa pauta seja bem trabalhada, ministrada por representante do Google.

O projeto começou a ser desenhado em 2021, com a desaceleração e desestabilização imensa da mídia impressa em função da pandemia. A ideia de juntar a parte técnica com a lógica dos negócios veio de um painel Google News Initiative Summit Brasil, evento anual da iniciativa que contou com representação de cerca de 60 veículos jornalísticos, que discutiram sobre a sustentabilidade do jornalismo local.

Outro projeto de consultoria como esse foi desenvolvido em 2021 pelo GNI Índia, com o “Laboratório de publicidade” para pequenas e médias empresas. As inscrições para o Local Lab Brasil devem ser feitas em inglês num formulário do Google, neste link.

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