Com Local Lab, Google quer digitalizar veículos brasileiros

Buscar

Com Local Lab, Google quer digitalizar veículos brasileiros

Buscar
Publicidade

Mídia

Com Local Lab, Google quer digitalizar veículos brasileiros

Iniciativa contemplará 100 pequenos e médios veículos locais em programa que aliará desenvolvimento técnico e sustentabilidade dos negócios


1 de junho de 2022 - 6h00

O Google News Initiative foi lançado em 2018 para apoiar as operações do meio digital de organizações jornalísticas locais e, agora, ganha nova versão para o território local do Brasil (Crédito: Reprodução/iStock)

Pensado para acontecer no Brasil, o Google News Initiative (GNI) apresenta o Local Lab Brasil, projeto de consultoria virtual a pequenas e médias empresas jornalísticas, que tem inscrições abertas até 26 de junho. Presente em 120 países, é a primeira vez que o GNI desenvolve uma iniciativa voltada ao jornalismo digital que alia consultoria técnica a negócios.

Podem se inscrever veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão que tenham um site e estejam em operação há pelo menos 12 meses, empregando de dois a 100 jornalistas em suas redações.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento do jornalismo digital nas empresas selecionadas por dez meses, período em que eles receberão consultorias técnicas e empresariais para desenvolvimento sustentável dos veículos. Relevância na região para a qual essa organização produz conteúdo é um dos critérios, mas não haverá distribuição regional para seleção.

Ao trazer entidades jornalísticas, como Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR), eles pretendem facilitar o crescimento sustentável do jornalismo brasileiro local no âmbito digital.

O período de consultoria, entre agosto de 2022 e abril de 2023, se divide em três blocos: técnico, com parceria da S4 Capital; de negócios, assessorado pela consultoria Hypertext; e de capacitação, com as entidades jornalísticas parceiras. Análise de SEO, performance e velocidade do site, ranqueamento, monetização a partir de publicidade e melhoria da experiência do usuário serão tópicos analisados nas plataformas digitais.

Segundo Ricardo Fiorotto, gerente do programa do Google, havia uma inquietação dos times para saber como poderiam contribuir com a indústria brasileira e os pequenos e médios veículos, a maioria do ecossistema de comunicação. Pesou também o fato de 2.969 municípios brasileiros serem classificados como “desertos de notícia”, atribuição dada a localidades que não possuem nenhum veículo cadastrado no Atlas da Notícia.

“Quanto mais esses parceiros tiverem dificuldade de se adequar ao digital, mais teremos desertos de notícias”, acrescenta o porta-voz.

O número de veículos contemplados no programa é ainda pequeno em relação às mais de 13.000 empresas jornalísticas existentes, segundo o gerente. Mas a ação pode ser replicada (nacional e internacionalmente) caso seja bem sucedida. “A gente ‘bebe’ muito do que é feito nos outros países. Isso é o legal do GNI”, pontua.

O projeto contará, para além da mentoria e experiência das empresas, com cinco workshops abertos para a indústria com temas voltados à comunicação. Um deles será dedicado às pautas regionais: como garantir que essa pauta seja bem trabalhada, ministrada por representante do Google.

O projeto começou a ser desenhado em 2021, com a desaceleração e desestabilização imensa da mídia impressa em função da pandemia. A ideia de juntar a parte técnica com a lógica dos negócios veio de um painel Google News Initiative Summit Brasil, evento anual da iniciativa que contou com representação de cerca de 60 veículos jornalísticos, que discutiram sobre a sustentabilidade do jornalismo local.

Outro projeto de consultoria como esse foi desenvolvido em 2021 pelo GNI Índia, com o “Laboratório de publicidade” para pequenas e médias empresas. As inscrições para o Local Lab Brasil devem ser feitas em inglês num formulário do Google, neste link.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • OpenAI deve lançar ferramenta de busca para competir com o Google

    OpenAI deve lançar ferramenta de busca para competir com o Google

    Espera-se que o serviço seja integrado ao ChatGPT, extraia informações da web e inclua citações em suas respostas

  • Paramount está em negociações para possível compra pela Sony

    Paramount está em negociações para possível compra pela Sony

    Com a aquisição, Sony e a Apollo planejariam desmembrar a empresa de mídia, leiloando propriedades como CBS, MTV e o streaming Paramount+