Copa de 2014 será o maior evento do Twitter
A afirmação de Jean-Philippe Maheu, do Twitter, durante o ProXXIma, mostra a importância da rede social é também serve como um alerta de oportunidade para as marcas
A afirmação de Jean-Philippe Maheu, do Twitter, durante o ProXXIma, mostra a importância da rede social é também serve como um alerta de oportunidade para as marcas
Meio & Mensagem
7 de maio de 2014 - 8h52
Não é preciso esperar mais um mês, até que a Brazuca comece a rolar nos gramados brasileiros, para que as marcas iniciem suas ações relacionadas à Copa do Mundo no Twitter.
A afirmação de Jean-Philipe Maheu, managing director, global brand & agency strategy do Twitter, está baseada na projeção de que o Mundial será o maior evento acompanhado no microblog. “Devemos pensar em ações para antes, durante e depois dos jogos”, explicou o executivo durante o último painel do primeiro dia do ProXXIma 2014. Na visão do profissional, o Twitter deixou de oferecer apenas 140 caracteres por tuíte e agora possibilita interações também por vídeos, no Vine, fotos, com o Amplify, entre outros.
A simbiose entre o Twitter e a televisão foi o destaque do painel “A TV agora é social…ah, e multiplataformas também”. O selfie do Oscar, retuitado mais de 3 milhões de vezes, e as brincadeiras entre Arby’s, Quaker e Pharrell Williams no Grammy deste ano, ― a premiação gerou 15 milhões de tuites ― foram alguns dos cases apresentados por Maheu para mostrar o poder do Twitter como canal de interação. “O Twiiter amplifica o momento da TV e também pode potencializar acontecimentos diários na vida dos usuários, como correr pela manhã ou sentir cansaço à noite. São oportunidades de engajamento para as marcas”, afirmou.
Até os programas ao vivo podem ter ações planejadas anteriormente. Também presente no painel, Marcelo Miranda, diretor de marketing da Sky, ressaltou a importância de estreitar a parceria com os canais para desenvolver cases relevantes na rede social. “O maior desafio social, de altíssimo impacto, é fazer ao vivo. No entanto, a responsabilidade é maior e é mais difícil de fazer, mas o retorno de produzir algo em escala grande ocasiona mais tranquilidade para os anunciantes”. A Sky desenvolveu um aplicativo que permite aos usuários do Twitter receberem dicas de programação.
“Estamos numa fase inicial da segunda tela. Começamos há um ano apenas e temos que entender melhor os consumidores”. Maheu destacou que um estudo da Niewlsen nos EUA apontou que o Twitter aumentou 29% a audiência de atrações televisivas. “Conseguimos aumentar o audiência e, por consequência, a receita”, contou. O executivo também afirmou que assistir aos comerciais conectados com outras pessoas na rede social torna o vídeo mais marcante e aumenta a lembrança da marca.
Luis Olivalves, diretor de novos negócios da ESPN, mostrou que a tendência do uso da segunda tela será perpetuada. “Queremos tornar a experiência de ver TV mais rica. Isso ainda não é indispensável, mas achamos a veia. As pessoas querem mais conteúdos relacionados. Precisamos garimpar o conteúdo e trazer mastigado. Com qualidade e sempre avaliado por um especialista em esporte”, disse. O canal desenvolveu aplicativos que adicionam informação e geram interação, também por meio de enquetes, durante os jogos.
O painel foi moderado por Daniel Chalfon.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King