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Discovery lança programação e novo canal

Grupo anunciou novos programas na quinta-feira 5; executivos ressaltam papel do Brasil


5 de abril de 2012 - 11h21

De Nova York, Estados Unidos*

A Discovery Communications lançou sua nova programação para a temporada 2012/2013 e anunciou um novo canal, Destination America, com conteúdo e abordagem dedicados a retratar o espírito norte-americano – “our people, our food, our travel” (nosso povo, nossa comida, nossos destinos), como apresentado no seu UpFront, realizado em Nova York nesta quinta-feira, dia 5.

“O Discovery foi fundado por um verdadeiro pioneiro da TV paga que perseguiu seu próprio sonho americano e, debaixo deste espírito, estamos orgulhosos de anunciar a primeira rede que apresenta a essência da inovação americana e do trabalho árduo como seu tema”, descreveu David Zaslav, presidente and CEO da Discovery Communications. O novo canal substitui o Planet Green, estreia em 28 de maio (não à toa: neste dia os norte-americanos comemoram o Memorial Day, um feriado de cunho nacionalista) e herda, segundo a companhia, uma base assinante de 59,5 milhões de domicílios apenas nos EUA. Não há informações de veiculação do canal globalmente.

O espírito americano, contudo, não está presente apenas no novo produto da Discovery. Estreiam Breaking Amish (no TLC, o programa relata como vivem os religiosos menonitas, um grupo protestante conservador), Preacher ladys, um doc-reality sobre pastoras evangélicas norte-americanas (também no TLC), além de Gatekeepers, uma série documental sobre os bastidores do poder a partir do ponto de vista dos chefes de equipe da Casa Branca. Dirigido pelos irmãos Gedeon e Jules Naudet (de Em nome de Deus e 11/09), Gatekeepers retrata os nove últimos governos norte-americanos. O clássico “Todos os homens do presidente” também ganha uma nova versão, para TV, com direção de Robert Redford, nos 40 anos do Caso Watergate. O programa especial mais festejado do Discovery Channel, principal produto do grupo, também exibe algo nacionalista: durante cinco anos, equipes percorreram os Estados Unidos para revelar a paisagem e a vida selvagem do país, exibida em oito capítulos do “North America”.

Apesar do mercado de televisão por assinatura estar em dificuldade nos Estados Unidos, a audiência média dos canais Discovery cresceu 41%. A audiência média dos canais Fox, CBS, NBC e ABC caiu 26%, segundo Joe Abruzzese, presidente de venda publicitária, em apresentação no UpFront. Os canais Discovery chegam a 100,4 milhões de domicílios nos EUA.

Em termos financeiros, Discovery Communications anunciou acréscimo de 12% no faturamento de 2011, que atingiu US$ 4,23 bi. O faturamento do grupo no mercado norte-americano cresceu 11% e nas operações internacionais, 16%. No exterior, o grupo arrecadou US$ 1,45 bi, dos quais US$ 514 mi em publicidade.

Expansão brasileira

O Brasil representa, hoje, um dos principais focos do grupo fora dos Estados Unidos. O bom momento da TV paga no país – que cresceu 30,45% no ano passado, segundo a ABTA e a ascensão de uma nova classe média consumidora – fazem do país um destino estratégico para os negócios do grupo, de acordo com Luis Silberwasser, vice-presidente executivo e chefe de conteúdo do Discovery Networks International, em entrevista ao Meio & Mensagem. “Temos gastado bastante tempo pensando no mercado brasileiro e na nova classe média do país, em como produzir e adaptar nosso conteúdo para esse grupo”, relata Silbewasser. “Encontramos dois caminhos: identificar quais são os produtos mais desejados pela classe C e negociar a presença desses canais junto às operadoras de TV paga e tornar o conteúdo acessível, com dublagem”, afirma.

Entre os canais do grupo que têm operação na América Latina estão Discovery Channel, Discovery Kids, Discovery Home & Health, Animal Planet, Liv (ex-People and Arts), TLC (e TLC HD), Discovery Science, Discovery Turbo, Discovery Civilization e Discovery HD Theater. O grupo tem 225 milhões de assinantes latino-americanos.

* o jornalista viajou a convite da DNI
 

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