Assinar

Estação e testes: como a Globo se prepara para a TV 3.0

Buscar

Estação e testes: como a Globo se prepara para a TV 3.0

Buscar
Publicidade
Mídia

Estação e testes: como a Globo se prepara para a TV 3.0

Empresa inaugurou estação teste no Rio de Janeiro e vem criando soluções para aprimorar a interatividade com a audiência e segmentação para o mercado publicitário


2 de maio de 2025 - 12h13

Globo TV 3.0

Paulo Marinho apresenta a estação piloto de DTV+ (Crédito: Beatriz Damy/Globo)

Nessa terça-feira, 20, a Globo apresentou em sua sede, no Rio de Janeiro, uma estação piloto da DTV+, sinalizando seu investimento e preparação para a era da chamada TV 3.0, modelo de televisão aberta integrado à conexão com a internet, que deve aprimorar a interatividade entre espectadores e conteúdo.

A estação é um passo mais concreto de um trabalho que já vem sendo realizado há algum tempo pela Globo em torno da digitalização da TV. Em agosto do ano passado, a Globo fez uma apresentação, para alguns convidados, de protótipos e desenvolvimentos para a nova tecnologia. Entre os assuntos da pauta estiveram os avanços técnicos da nova ferramenta, como a hipersegmentação de conteúdo.

Agora, a estação piloto de DTV+ começará a colocar em prática alguns desses testes. Por enquanto, o sinal da estação de testes da TV 3.0 está restrito a algumas áreas da Zona Sul e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Na inauguração da estação, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, classificou a ocasião como um marco na história da comunicação brasileira.

“A DTV+ vai abrir a possibilidade de levar essa audiência massiva para o ambiente digital. É uma nova experiência de ver TV, com mais oportunidades para o público e para o mercado. E é simbólico que o primeiro passo para a TV do futuro aconteça justamente no ano em que comemoramos os 100 anos de Globo e os 60 anos da TV Globo, que tem como essência valorizar a brasilidade, a inovação, a qualidade e o talento”, declarou, em comunicadao.

Também presente no evento, Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, disse que o objetivo da nova estação é desenvolver arquitetura de tecnologia, casos de uso, casos de negócio, fazer pesquisas e entender o que funciona e o que não funciona para que a Globo se prepare para a implementação comercial da DTV+, que está prevista para 2026.

A personalização da TV 3.0

As principais apostas da Globo para a implementação da TV 3.0 estão na possibilidade de personalização que a conexão com a internet traz, tanto do ponto de vista dos espectadores quanto para o mercado publicitário.

Na inauguração da estação, por exemplo, foram citados exemplos dessas possíveis personalizações. Em uma partida de futebol ou evento ao vivo, os espectadores poderão escolher entre diferentes narrações ou acessar, pela tela, menus interativos para ter mais informações sobre aquele conteúdo.

Já para o mercado publicidade, o departamento comercial da casa aposta em uma segmentação bem mais aprofundada do que a atual, com a possibilidade de as marcas direcionarem os anúncios de acordo com o perfil e com o estilo de consumo dos espectadores.

Em entrevista ao Meio & Mensagem em abril, pela ocasião dos 60 anos da TV Globo, Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, citou a digitalização da TV como uma grande possibilidade de avanços em termos de publicidade televisiva.

Isso será possível, segundo ela, pela capacidade de poder avaliar de forma quase imediata as respostas e reações da audiência aos conteúdos exibidos, permitindo assim reajustes de planos por parte dos anunciantes. “Manteremos a característica do broadcast, que é a capacidade de entregar conteúdo para dezenas de milhões de pessoas ao mesmo tempo, mas, em paralelo, entregaremos uma mensagem customizada e personalizada para um. Isso trará uma vantagem competitiva muita grande”, aposta.

Além das novas possibilidades para a televisão, a nova estação de DTV+ da Globo também está trabalhando em soluções para a mídia out-of-home. Nesta semana, foram apresentados totens capazes de receber anúncios diretamente do sinal da TV, sem a necessidade de conexão com a internet.

A mídia out-of-home passou a ser uma área estratégica para a Globo após a aquisição da Eletromidia, a maior empresa nacional do segmento.

A Globo planeja lançar as estações comerciais definitivas da DTV+ no Rio de Janeiro e também em São Paulo para as transmissões da Copa do Mundo de 2026.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Natura se torna parceira do Festival Negritudes

    Natura se torna parceira do Festival Negritudes

    Marca estará presente nas três edições no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo por meio de uma parceria intermediada pela Africa Creative

  • Publicidade responde por 98% do faturamento da Meta

    Publicidade responde por 98% do faturamento da Meta

    Companhia, dona do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, registrou ganhos de US$ 42,3 bilhões no primeiro trimestre de 2025