Mídia

Quem não matou a Odete Roitman?

A personagem, pelo menos na publicidade, é imortal na lembrança das pessoas e das marcas

i 7 de outubro de 2025 - 6h03

O capítulo desta terça-feira, 6, de Vale Tudo, novela das nove da Globo, em que a personagem Odete Roitman (interpretada por Débora Bloch agora e Beatriz Segall em 1988) remete a outra produção famosa.

O filme O Feitiço do Tempo, no qual o personagem, que é um meteorologista escalado para cobrir o Dia da Marmota, fica preso numa armadilha temporal que o faz reviver o mesmo dia inúmeras vezes.

Odete Marmota Roitman

E é isso que aconteceu na apresentação original de Vale Tudo, em 1998; na reprise pelo canal Viva, em 2019; e agora, em 2025, com o remake: o auge da novela é o assassinato de Odete e a grande questão é quem a matou.

Mas isso terá que esperar: Vale Tudo termina no dia 17 deste mês, ou seja, o telespectador terá que esperar mais uns dez dias até conhecer a verdade.

Quem não matou Odete Roitman?

Quem não matou Odete Roitman? O público, que nunca a esqueceu e tampouco as marcas, que não ignoram a força da personagem (Crédito: Divulgação)

Quem não matou Odete Roitman? O público, que nunca a esqueceu e tampouco as marcas, que não ignoram a força da personagem (Crédito: Divulgação)

Por outro lado, há uma pergunta mais divertida: quem não matou Odete Roitman?

Que tem, pelo menos, duas respostas: o público nunca a esqueceu e tampouco as marcas ignoram a força da personagem.

Além disso, a despeito das inúmeras críticas sobre as guinadas do remake, a Globo, que apostou na nova versão como parte da celebração de seus 60 anos para atrair a audiência jovem, aparentemente, obteve sucesso gigantesco nas redes sociais.

Dois fenômenos: de engajamento e publicitário

A novela é fenômeno de engajamento digital.

Estudo da Ativaweb Inteligência Digital analisou, durante 30 dias, o comportamento do público em Instagram, TikTok, X e YouTube Shorts.

O levantamento identificou o total de 287 milhões de interações nesse período.

De fato, exatamente com o público que a emissora desejava: pessoas de 18 a 34 anos compõem 43% dessas interações.

Outro fenômeno: o publicitário. Vale Tudo superou os R$ 200 milhões em faturamento publicitário até o mês passado.

Portanto, já é o produto de maior rendimento comercial da história da emissora na faixa horária das 21 horas para o gênero novela.

Até setembro, foram 87 ativações de conteúdo com 23 marcas, inclusive o patrocínio do Itaú, além de Vivo, BYD, Coca-Cola, Ambev, Uber, Dove, OMO, Comfort, Amazon, Paramount, Johnson Baby, Electrolux, RAM, Boticário, L’oréal, Hapvida, Globoads, Chilli Beans, Cimed, Abbott, Copagaz, Tintas Coral e iFood.

Tratamento de reality show e 37 inserções

A Globo fez valer tudo para o capítulo desta segunda-feira, 6.

Definitivamente, o capítulo da morte de Odete Roitman teve tratamento de final de reality show.

O Jornal Nacional foi encerrado com chamadas para a novela por Renata Vasconcellos e William Bonner.

Assim, nos três intervalos de Vale Tudo, foram feitas 37 inserções publicitárias tanto de marcas patrocinadoras quanto outras que entraram em algum merchandising ao longo da novela.

Portanto, no primeiro intervalo, teve campanha de Heineken, Banco do Brasil, Magalu, Volkswagen, Instagram, 99Food, CCR/Motiva, Seara, Prefeitura de São Paulo e Stone/Ton.

Durante o segundo intervalo, entraram os comerciais de iPhone/Apple, Sonridor, Nubank, Governo Federal, Tixan Ypê, Americanas, Coral, iFood, Hyundai, Serasa, 99Food, Inter, Amazon e RAM.

No terceiro e último bloco comercial, foram ao ar inserções de Tenys Pé Baruel, Android, Zé Delivery, Superbet, Amazon, Stone/Ton, Citroen, Copa Energia, Neon, Piraquê, 99Food, Delícia e Banco BV.

Bancos e big techs

De fato, como curiosidade, as instituições financeiras foram as mais presentes.

Foram, dessa forma, cinco bancos ao longo do capítulo: Banco do Brasil, Nubank, Inter, Neon e Banco BV.

Seguidos, na sequência, pelas big techs: Instagram/Meta, iPhone/Apple, Amazon e Android/Google.

Ainda, o ator e comediante Paulo Vieira foi estrela das campanhas de Americanas e Copa Energia.

Já a ex-BBB Beatriz Reis, a Bia do Brás, apareceu três vezes nas três inserções do 99Food.

Fizeram menções discretas ao episódio da morte de Odete Roitman as campanhas de Magalu e do Serasa, que lembrou um registro mais antigo, mais próximo da primeira versão de Vale Tudo.

Por fim, para encerrar a noite comercial de fim de reality, a Globo ainda fez Grazi Massafera, estrela da próxima novela, Três Graças, ver e comentar a cena da morte de Odete Roitman.

Remakes ou inéditos?

Agora, com o final de Vale Tudo, entra no ar Três Graças.

No horizonte, não há previsão de mais remakes.

Isso porque, em abril deste ano, em entrevista a Meio & Mensagem, o diretor da TV Globo, dos Estúdios Globo e de Afiliadas, Amauri Soares, afirmava que, embora satisfeito com a repercussão inicial de Vale Tudo, não havia remakes aprovados.

Ainda, assegurava que as próximas novelas deveriam ser inéditas.

No entanto, em julho deste ano, a Globo anunciou o processo de sucessão de Soares, sem determinar a data, para Leonora Bardini, promovida recentemente a diretora-executiva do Canal TV Globo, que deve assumir também a operação da TV Aberta.

Ou seja, assim como Odete Roitman morre na novela e revive na memória, as estratégias da Globo com remakes ou inéditas podem variar conforme a demanda da audiência.

E, sobretudo, de acordo com o retorno comercial.