Vale Tudo e o recorde de merchandising em novelas
Novela registra maior faturamento da história da Globo e tenta engajar público com ações multiplataforma

Usain Bolt faz participação especial em Vale Tudo (Crédito: Manoella Mello/Globo)
O remake de Vale Tudo vem batendo recordes em diversas frentes: é a novela das 21h com maior faturamento na história da Globo, já alcançou mais de 141 milhões de pessoas, de acordo com dados divulgados pelo grupo grupo de mídia. A trama, que termina em outubro, também teria marcado o recorde de acessos para uma novela no Globoplay.
Até o momento, foram 87 ativações de conteúdo envolvendo 23 marcas, incluindo o patrocínio do Itaú, além de Vivo, BYD, Coca-Cola, Ambev, Uber, Dove, Omo, Comfort, Amazon, Paramount, Johnson Baby, Electrolux, Ram, Boticário, L’Oréal, Hapvida, Globoads, Chilli Beans, Cimed, Abbott, Copagaz, Tintas Coral e iFood.
Considerando que, até esta quarta-feira, 24, foram exibidos 153 capítulos da trama, é possível considerar que Vale Tudo teve praticamente uma ação de merchandising a cada dois capítulos exibidos.
Marcas ganham espaço sem a intenção de comprometer a história
Ao falar sobre o sucesso comercial da trama, a Globo garante que a prioridade eé garantir a melhor experiência para o público, evitando publicidade descontextualizada.
Para inserir ações de conteúdo de forma natural, a Globo trabalha de maneira colaborativa com agências, anunciantes, autores e roteiristas, permitindo desdobramentos além da cena, como breaks contextualizados e conteúdos nas redes sociais dos atores e parceiros, associando as marcas a conteúdos de grande repercussão e formatos multiplataforma.
A presença da agência fictícia Tomorrow na trama também contribuiu para as ativações. Originalmente uma revista em 1988, a adaptação para agência de conteúdo tornou-se ativo estratégico.
Houve cases com Electrolux, Amazon com Sandy, BYD com Marina Ruy Barbosa e Vivo com Gabriel Medina, além de publis da personagem Maria de Fátima (Bella Campos) nas redes sociais, gerando desdobramentos além das cenas e reforçando a comunicação integrada multiplataforma.
Resultados
Embora valores absolutos não sejam divulgados, Vale Tudo quebrou recordes de faturamento e ações de conteúdo entre as novelas da faixa. E algumas marcas também divulgaram os efeitos de sua exposição na história.
Entre os resultados, Zé Delivery afirma ter registrado aumento de 65% nos pedidos, 44% de novos consumidores e 8% a mais em instalações do app.
Vivo disse que, com as ações na trama, obteve mais de 60% de conversões via QR Code no break contextualizado.
A campanha da Electrolux atingiu 20 milhões de pessoas e 10 milhões no digital, com pico de buscas no Google, enquanto Comfort gerou crescimento de 140% em buscas e 254% em cadastros.
Corona, com estratégia 360º no show de Lady Gaga, alcançou 6,5 milhões de impressões, sendo 2 milhões no perfil de Maria de Fátima.
O Boticário impactou mais de 18 milhões na TV e 2 milhões no digital.
Segundo a diretora de negócios da Globo, Manzar Feres, o sucesso do folhetim reflete a paixão do público brasileiro por novelas, que se reconhece nas histórias e personagens, ampliando a percepção positiva das marcas.
“Nossas histórias têm um impacto real na vida das pessoas, e essa conexão natural com o público fortalece a presença das marcas de forma orgânica e duradoura”, afirma.
A emissora pretende aplicar essa experiência na próxima trama, Três Graças, com Sophie Charlotte, Dira Paes, Murilo Benício e Grazi Massafera, aproveitando todo o ecossistema Globo, da TV ao Globoplay, gshow e redes sociais.