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Aos 15 anos, Instagram quer ser espaço de expressão criativa

Com 3 bilhões de usuários mensais no mundo, e 50% do consumo de audiência concentrado no Reels, plataforma quer ampliar ferramentas aos creators

i 6 de outubro de 2025 - 6h10

Instagram 15 anos

(Crédito: Shutterstock)

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, o Instagram completa 15 anos de existência. Embora tenha a data de 6 de outubro de 2010 como seu marco de nascimento, a história da plataforma digital começou ainda no ano anterior, quando o programador norte-americano Kevin Systrom começou a desenvolver um aplicativo para que as pessoas realizassem check-ins para mostrar sua localização. Esse app, inicialmente, tinha o nome de Burbn.

No ano seguinte, Systrom ganhou a companhia do engenheiro de software brasileiro Mark Krieger, que decidiram fazer algumas mudanças na plataforma, mudando seu foco para a publicação de fotos, com ou sem filtros, rebatizando-o de Instagram.

A popularização da rede social aconteceu de forma relativamente rápida, chamando a atenção do Facebook (atual Meta), que decidiu comprar o Instagram e inclui-lo em seu portfólio de plataformas em 2012. Essa aquisição, na época, teve valor de US$ 1 bilhão.

Ao longo desses 15 anos, a rede social vivenciou as diversas mudanças no comportamento digital e consumo de conteúdo, e procurou encarar o desafio de tentar se adaptar a todas elas.

Nos últimos anos, a mais emblemática transformação tem sido a migração de uma plataforma de publicação de fotos para um território de compartilhamento de vídeos. Por conta disso, inclusive, que a Meta desenvolveu diversos recursos para que os usuários colocassem o vídeo no centro das conversas, como Stories e Reels.

Independentemente do formato do conteúdo, o Instagram sempre procurou se posicionar como um território para impulsionar o trabalho dos influenciadores e creators.

“Os criadores de conteúdo são centrais para o Instagram. São eles que impulsionam a criatividade, fomentam conversas e inspiram autenticidade”, reforça Rafael Campos, diretor de marketing para criadores de conteúdo da Meta na América Latina.

O Instagram acabou de divulgar a marca dos 3 bilhões de usuários ativos mensais no mundo mas a plataforma ainda vê caminhos para uma expansão mais ampla, de forma sustentável. “Queremos que cada nova pessoa que chega ao Instagram – e também quem já está por aqui há mais tempo – encontre conteúdos relevantes, ferramentas úteis e um ambiente seguro para se expressar e se conectar com o que realmente importa”, diz o diretor.

Nesta entrevista, Campos fala sobre a evolução do Instagram ao longo desse tempo, a priorização dos vídeos nas estratégias e a concorrência com outras plataformas e, sobretudo, pela atenção do consumidor, que é cada vez mais fragmentada. Veja:

Instagram 15 anos

Rafael Campos é diretor de marketing para criadores de conteúdo da Meta na América Latina (Crédito: Divulgação)

Meio & Mensagem: O Instagram passou por diversas transformações ao longo desses últimos 15 anos. De forma geral, porém, quais são as principais mudanças que você enxerga na proposta da plataforma quando ela nasceu, em comparação com agora.

Rafael Campos: O Instagram começou como uma plataforma simples de fotos quadradas, com filtros e bordas. Nesses 15 anos, evoluímos junto com as necessidades das pessoas ao redor do mundo. Hoje, somos um espaço de expressão criativa em diversos formatos – especialmente vídeos curtos, como os Reels, que já representam metade do tempo que as pessoas passam no app. Apesar de todas as mudanças, nosso foco nunca mudou: fomentar criatividade e conexão. Atualmente, 3 bilhões de pessoas vêm ao Instagram para descobrir novos conteúdos e acompanhar tudo o que está acontecendo ao redor do mundo. É aqui que as tendências nascem, músicas são lançadas e memes viralizam, por exemplo. Todo um ecossistema criativo evoluiu conosco. O resultado? Criadores de conteúdo e marcas têm hoje muito mais oportunidades de se conectar com seu público do que tinham no início da nossa jornada.

M&M: A disputa pela atenção dos usuários aumentou consideravelmente ao longo desses 15 anos, assim como cresceu, também, a concorrência com outras plataformas. Quais são os maiores desafios do Instagram para, atualmente, captar a atenção das pessoas?

Campos: Vivemos em um mundo hiperconectado, onde captar e manter a atenção das pessoas é um desafio constante. Por isso, acompanhar de perto quais são as necessidades da nossa comunidade é essencial para manter o Instagram relevante. Ao longo dos anos, introduzimos novos recursos e formatos sempre com o mesmo objetivo: proporcionar experiências mais significativas para usuários e criadores de conteúdo. Por exemplo: lançamos o Close Friends para quem quer compartilhar momentos apenas com pessoas próximas. Criamos uma aba dedicada aos Reels, facilitando a descoberta de novos criadores. E aprimoramos as DMs, onde a maior parte das conversas e compartilhamentos acontece, e assim por diante. A evolução nunca acaba, vamos sempre buscar oferecer melhorias que proporcionem uma experiência significativa, que é o que mantém as pessoas vindo todos os dias ao Instagram.

M&M: Os criadores de conteúdo sempre foram parte importante da construção dessa comunidade do Instagram. Quais são as principais frentes de atuação da plataforma para manter e expandir essa comunidade de criadores, sobretudo no Brasil?

Campos: Os criadores de conteúdo são centrais para o Instagram. São eles que impulsionam a criatividade, fomentam conversas e inspiram autenticidade. Nosso compromisso é apoiar e educar essa comunidade, por isso, oferecemos recursos para que desenvolvam suas carreiras de forma sólida e sustentável – desde educação para ajudar na estratégia de desenvolvimento e até oportunidades de monetização. Criamos um ecossistema robusto para auxiliar no que eles precisam: eventos, iniciativas educativas e ferramentas que possam ajudá-los independente do estágio da carreira que eles estejam. O objetivo é simples: capacitar os criadores de conteúdo com as ferramentas e recursos necessários para que possam transformar o seu poder criativo em crescimento profissional real.

M&M: As plataformas vêm investindo em ferramentas de compras nos últimos anos, para tornar aquele ambiente digital também um espaço de negócios. Como avalia a conexão dessas ferramentas de Shop com a comunidade dos criadores de conteúdo e qual o potencial dessa área crescer?

Campos: A conexão entre compras e a criação de conteúdo sempre foi uma constante no mercado digital, uma vez que os criadores têm uma grande influência sobre as preferências e decisões de compra dos consumidores. O Brasil se destaca globalmente como o País onde os criadores mais impactam as escolhas de compra, e o Instagram, em particular, é a plataforma mais usada por esses influenciadores quando o assunto é social commerce, conforme dados da pesquisa Nielsen + YPX. Os criadores de conteúdo passaram a ser essa voz eficiente na ponte entre marcas e consumidores, e a ferramenta Anúncios em Parceria, do Instagram, permite que marcas usem a autenticidade de criadores, para transformar conteúdos em anúncios. Esse recurso, inclusive, democratiza o mercado de influência, pois permite que criadores de qualquer tamanho trabalhem com grandes marcas, tornando a autenticidade, a criatividade e conexão com a audiência mais importantes do que o número de seguidores, por exemplo. Atualmente, vemos o quanto anúncios com criadores podem gerar até mais conversões que anúncios normais, mostrando que é possível proporcionar benefícios mútuos e impulsionar todo o ecossistema.

M&M: O Instagram nasceu como uma rede de fotos, mas há algum tempo têm direcionado sua atuação para os vídeos, em diferentes formatos. A ideia é seguir priorizando o vídeo ou ainda há espaço para o estímulo à publicação de imagens e outros formatos?

Campos: Os Reels representam hoje cerca de 50% do tempo gasto no Instagram, e mais de 4,5 bilhões de compartilhamentos diários. Essa mudança nos levou a integrar vídeos ao feed principal – mas como complemento, não substituição. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a acharem mais facilmente o conteúdo que querem ver, apresentar tendências, recomendar conteúdos personalizados e estimular a interação com amigos sobre o conteúdo que eles gostam. Mas, em sua essência, o Instagram continua sendo um lugar para compartilhar fotos, Stories e muito mais, é parte fundamental da experiência e continuará sendo.

M&M: Os criadores de conteúdo já abordam, há algum tempo, sobre a grande pressão de ter de produzir de forma contínua e encontrar formas de fazer com que seu conteúdo seja distribuído e, de fato, visto pelas pessoas. De quais maneiras o Instagram procura apoiar esses creators em termos de preservação de saúde mental e também de orientação para a atuação na plataforma?

Campos: Para nós, é importante promover criatividade e interação, que sempre foram o coração do Instagram, e para isso, investimos constantemente em novos recursos criativos e oferecemos diversas formas para os criadores se expressarem, como através de Reels, Stories, Feed, Canais de Transmissão, Assinaturas, Lives, Threads, etc. Mas, não estamos sugerindo que toda a comunidade de criadores precise adotar ferramentas e formatos existentes. Os recursos estão disponíveis e recomendamos que experimentem, testem e mantenham o que faz sentido para eles, para seu público e para seus objetivos. Além disso, estamos sempre desenvolvendo e atualizando ferramentas que dão às pessoas mais controle sobre sua experiência no app, para que possam decidir por si mesmas como, quando, onde e com quem querem interagir.

M&M: Recentemente foi divulgada a informação de que o Instagram ultrapassou a marca de 3 bilhões de usuários mensais no mundo. Existe um potencial para uma expansão ainda maior desse número?

Campos: Esse é um marco importante para nós, que completamos um pouco antes do aniversário de 15 anos do Instagram, que completa agora em outubro de 2025. Chegar ao marco de 3 bilhões de pessoas mensais nos mostra que estamos no caminho certo de desenvolvimento, investindo nos lugares certos, acompanhando a evolução na velocidade que é necessária para continuar oferecendo experiências significativas para todo o ecossistema do Instagram: pessoas, criadores de conteúdo e marcas. Continuaremos investindo para que a plataforma cresça de forma saudável, sustentável e que queremos que cada nova pessoa que chega ao Instagram – e também quem já está por aqui há mais tempo – encontre conteúdos relevantes, ferramentas úteis e um ambiente seguro para se expressar e se conectar com o que realmente importa.

M&M: De que maneira a Inteligência Artificial já está sendo utilizada pela plataforma para facilitar a interação entre os criadores de conteúdo e suas comunidades? E de que forma a IA tende a impactar na forma como as pessoas, de modo geral, usam o Instagram?

Campos: A inteligência artificial já faz parte da experiência do Instagram há bastante tempo, desde a recomendação de conteúdo até ferramentas que facilitam a produção de conteúdo. A IA serve como um catalisador da criatividade, ajudando a construir novas ideias, automatizar tarefas e otimizar processos. Um exemplo disso é o uso de respostas sugeridas por IA em comentários, que permite que o criador interaja mais facilmente com seu público, ou ainda no Edits, aplicativo de edição de vídeo do Instagram que lançou recentemente, e conta com diversas ferramentas de IA para aprimorar a produção de vídeos. Acreditamos que essas ferramentas têm o potencial de apoiar ainda mais os criadores de conteúdo, sendo um suporte e uma ferramenta eficiente e, assim, a IA vai permitir que eles usem seu tempo e energia no que mais gostam: se expressar e se conectar com as pessoas.