Assinar

Eventos virtuais vão dobrar em 2021, diz LinkedIn

Buscar

Eventos virtuais vão dobrar em 2021, diz LinkedIn

Buscar
Publicidade

Mídia

Eventos virtuais vão dobrar em 2021, diz LinkedIn

Realidade imposta em 2020, eventos virtuais atraem público e orçamento das empresas


8 de março de 2021 - 8h25

Em uma pesquisa realizada com 200 organizadores de eventos B2B no Brasil, o LinkedIn constatou que os eventos virtuais vieram para ficar, não só pela impossibilidade de realizá-los ainda este ano, mas também por representarem um produto com maior ROI e retorno positivo do público.

 

(Crédito: August de Richelieu/Pexels)

O estudo “Eventos virtuais: uma nova realidade” projeta que este ano, os eventos virtuais vão dobrar em quantidade. Dos entrevistados, 83% diz que continuará organizando tais ações nos próximos doze meses ou mais. Em 2020, 85% realizaram webinars, palestras e demais formatos de eventos virtuais. O número de organizadores com foco apenas em eventos virtuais aumentou oito vezes. O estudo será apresentado pelo LinkedIn nesta segunda-feira, 8, primeiro dia do CMO Summit.

Cerca de 93% acredita que eles devem continuar a acontecer no futuro, 85% quer organizar eventos híbridos no futuro e 84% mudou seu conceito de “evento de sucesso”. Mesmo com a volta à normalidade, 26,5% dos eventos serão híbridos (presenciais, mas com streaming virtual).

Esse envolvimento do mercado tem justificativas práticas e orçamentárias. Cerca de 90% afirma que tal empreendimento trouxe oportunidades inexistentes no formato presencial. O ROI se mostrou maior do que os eventos físicos para 79% dos entrevistados.

Houve, também, realocação do investimento. Dos organizadores, 56% teve corte no orçamento e 42% acredita que os eventos virtuais estão sendo realizados de forma mais econômica. O que restou do orçamento foi destinado, em maior parte, para a qualidade do conteúdo e investimento publicitário. Cerca de 54% priorizou o orçamento restante no desenvolvimento de conteúdo.

(Crédito: Reprodução/LinkedIn)

De acordo com o relatório, conteúdo e a publicidade continuam dominando em termos de priorização da alocação de tempo e recursos. Em 2021, 12% do orçamento será destinado à táticas de marketing digital para promoção de eventos em 2021. O investimento em marketing será distribuído em: mídia digital  em redes sociais (26,5%), mídias tradicionais (20%), marketing digital em buscadores (16%), eventos virtuais (12,5%), marketing digital em vídeos e dispositivos móveis (12%), eventos físicos (8%), e demais custos como pesquisa, deslocamento e administração (5%).

Na realização dos eventos, os organizadores esperam que a experiência crie engajamento entre o público (37%) e agregue credibilidade (32%). Dos entrevistados, 22% prioriza a relevância para o público como uma métrica fundamental para o sucesso.

Para o público, o modelo online também tem repercussão positiva. De acordo com o LinkedIn, a maioria dos profissionais do Brasil preferem eventos virtuais porque, assim, não são afetados pela pandemia, o formato tem bom custo-benefício e leva o conteúdo a um público mais amplo.

**Crédito da imagem no topo: Irina Devaeva/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que a CNN Brasil decidiu criar um segundo canal de TV?

    Por que a CNN Brasil decidiu criar um segundo canal de TV?

    CNN Money estreia dia 4 de novembro com a proposta de suprir as dúvidas que as pessoas têm sobre o mercado financeiro

  • Dia das Crianças deve movimentar R$ 18 bilhões em 2024

    Dia das Crianças deve movimentar R$ 18 bilhões em 2024

    Pesquisa encomendada pela Abecs ao Datafolha aponta que, em média, brasileiras pretendem investir R$ 231 em presentes na data