Facebook perde usuários nos EUA
Números de maio mostram que a rede vem declinando em outros países também, como Reino Unido e Canada. Mas em regiões como Brasil e México, o site de Mark Zuckerberg segue crescendo
Números de maio mostram que a rede vem declinando em outros países também, como Reino Unido e Canada. Mas em regiões como Brasil e México, o site de Mark Zuckerberg segue crescendo
Meio & Mensagem
13 de junho de 2011 - 10h30
Embora mantenha seu ritmo de crescimento de forma global, beirando os 700 milhões de usuários, o Facebook parece ter estagnado em países mais desenvolvidos. Nos Estados Unidos, em maio, pelo segundo mês, o número de pessoas navegando por suas páginas caiu. De acordo com o site Inside Facebook, essa queda representa seis milhões de usuários. Agora, são 149,4 milhões de norte-americanos conectados na rede de Mark Zuckerberg – público ainda bastante grande.
A perda também se verifica no Canadá (diminuição de 1,5 milhão), no Reino Unido, na Noruega e na Rússia (onde se calcula uma redução de 100 mil usuários para cada país).
Pelas contas do Inside Facebook, a rede conquistou, globalmente, 11,8 milhões de pessoas em maio. Mas a performance é inferior à verificada em abril, quando o site adicionou a sua base 13,9 milhões de homens e mulheres. São números distantes da média de 20 milhões de novos cadastros mensais verificada no ano passado.
Em compensação, em países como o Brasil, o Facebook vai muito bem. Os brasileiros chegam a 17,1 milhões, pelos cálculos do Inside Facebook. Outras regiões praticamente dobraram seus cadastrados. Caso da Índia, que teve um aumento de 160% de maio de 2010 para maio de 2011, chegando a 24,9 milhões. A Tailândia registrou alta de 143% e a Polônia, 130%.
Tais números dão a entender que o Facebook pode ter atingido seu limite de expansão nos locais desenvolvidos, mas têm muito a crescer em nações em crescimento. Outra hipótese é que os early adopters de regiões como Estados Unidos e Canadá estão, aos poucos, deixando de usar essa rede social.
Segundo o Inside Facebook, mesmo com a queda verificada pontualmente em maio, no comparativo por ano (entre maio de 2010 e maio de 2011), o total de usuários cresceu 23%. Os Estados Unidos têm a maior base dentre todos os países. A Indonésia é a segunda nação, com 36,4 milhões.
Com informações do jornal The Guardian.
Compartilhe
Veja também
Planilha dos influenciadores gera críticas a criadores de conteúdo
Documento, com avaliações anônimas a respeito do trabalho, comportamento e das entregas de creators, vem gerando polêmica no marketing de influência
Jornalístico Brasil Confidencial entra no ar
Site, idealizado e dirigido por Germano Oliveira, estreou esta semana e tem como foco a política, a justiça e a economia