Facebook teria dado informações falsas ao comprar app
Acusações foram feitas pela União Europeia sobre aquisição do WhatsApp
Facebook teria dado informações falsas ao comprar app
BuscarFacebook teria dado informações falsas ao comprar app
BuscarAcusações foram feitas pela União Europeia sobre aquisição do WhatsApp
Mariana Stocco
20 de dezembro de 2016 - 12h26
A Comissão Européia prestou queixa contra o Facebook por ter dados informações falsas durante a compra do serviço de mensagens instantâneas Whatsapp, abrindo a companhia a uma possível multa de 1% sobre o valor do faturamento.
O Facebook se tornou o mais novo alvo do chief de antitruste da União Europeia Margrethe Vestager, que já demandou que a Apple pagasse US$ 14 bilhões em impostos para a Irlanda e deu ao Google duas investigações de abuso de mercado.
O problema se refere à mudança da política de privacidade que aconteceu em agosto, quando a empresa informou que compartilharia alguns números de telefones com a empresa mãe, o Facebook, o que levou os investigadores a olharem as leis de proteção de dados.
Segundo a Comissão, o Facebook indicou em sua notificação de aquisição que não seria capaz de combinar as contas de usuários das duas empresas.
“No comunicado de objeções de hoje, a Comissão adota a visão preliminar de que, ao contrário do que foi declarado pelo Facebook durante a revisão da fusão, a possibilidade técnica de automaticamente combinar as identificações de usuários do Facebook com as do WhatsApp já existia em 2014”, informou. O Facebook tem até 31 de janeiro para responder à acusação.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 20, a Comissão Europeia informou, contudo, que as objeções não devem comprometer a aprovação da fusão avaliada em US$ 22 bilhões em 2014.
“Nós respeitamos o processo da Comissão e estamos confiantes que uma revisão geral dos fatos mostrará que o Facebook agiu em boa fé”, afirmou um porta-voz do Facebook à Fortune.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix