Foco popular consolida Oi FM
Emissora do Rio de Janeiro amplia sua base de ouvintes e consegue deixa-los por mais tempo sintonizados
Emissora do Rio de Janeiro amplia sua base de ouvintes e consegue deixa-los por mais tempo sintonizados
Meio & Mensagem
9 de abril de 2012 - 9h33
Dez meses depois da reformulação na programação e do investimento em estratégias digitais, O Dia FM, do Rio de Janeiro, comemora os resultados em audiência: não apenas garantiu o primeiro lugar histórico, como também ampliou a base de ouvintes e os retém por mais tempo diante do rádio.
Os números apontam que quem escuta a FM O Dia fica sintonizado na emissora por, em média, 3h17min/dia (Ibope, 5h-5h, dez./11-fev./12). Segundo dados do instituto divulgados pela rádio, o total de 308.916 ouvintes por minuto está sintonizado na emissora, um recorde histórico que amplia sua participação, já líder nos últimos dez anos.
A reformulação na programação, contudo, embutia um risco: garantir a adesão de ouvintes sem perder a audiência original. Gigi Carvalho (foto), presidente da emissora, afirma: “O crescimento não foi pelo motivo A ou B isolados, sempre temos uma conjunção positiva de fatores” e que, para este ano, “o cenário é promissor, os números em audiência não param de crescer, mas, se acomodar, ficar passivo no primeiro lugar, é o sinal do naufrágio iminente”, alerta. “E esta não é, nem de longe, a postura da FM O Dia”, completa.
A programação concentrou-se na abordagem popular, que já era uma marca da emissora, mas investiu em na aproximação com um público mais jovem, também popular. O uso de ações promocionais, expediente bastante recorrido por emissoras, em geral, foi intensificado e as ferramentas digitais — do site oficial da emissora às redes sociais — passaram a ser utilizadas com mais agressividade.
Além de aumentar em 149% a audiência do site, a FM O Dia estimulou o engajamento dos ouvintes, com 110.491 seguidores do Twitter e 144.794 likes da página oficial da emissora no Facebook. “Porém, em termos práticos e efetivos, não podemos, nunca, perder o foco na principal causa do nosso sucesso: os ouvintes. Note: mesmo com a era dos iPods, iPads e afins, o meio rádio ganha mais força”, afirma Gigi
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