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Fortalecendo os laços de amizade

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Fortalecendo os laços de amizade

Claudia promove mudanças para acompanhar a evolução das mulheres e foca na expansão da marca como plataforma


18 de abril de 2012 - 8h05

Ela nasceu no auge do movimento feminista, em 1961, e, desde o princípio, levantou a bandeira para discussões como aborto, pílula anticoncepcional, direitos no mercado de trabalho, independência e várias outras manifestações civis. Assim surgiu a revista Claudia. O Brasil vivia a expansão do capitalismo e as mulheres eram vistas como as principais consumidoras dos novos produtos industrializados, tornando-se, portanto, alvo de campanhas publicitárias. Com a seção A Arte de Ser Mulher (que durou de 1963 a 1985), assinada pela jornalista Carmen da Silva, a publicação da Abril foi pioneira em colocar uma mulher para falar com as mulheres. Carmen, por sinal, é considerada uma das precursoras do feminismo na imprensa brasileira. De lá para cá, o título ganhou fiéis leitoras que continuam enxergando a revista como uma amiga. 

Tão duradoura amizade foi retratada em um vídeo produzido pela editora que circula entre o mercado anunciante e publicitário para comprovar a fidelidade das leitoras. Nele, algumas mulheres contam por que começaram a ler Claudia e o que a revista representa para elas na atualidade.

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CLAUDIA – Autoridade com afeto from Nani Rodrigues on Vimeo.

Aos 51 anos, a publicação alcança cerca de dois milhões de leitoras e apresentada novidades em sua marca.As reformulações têm como objetivo expandir a marca Claudia para novos segmentos, gerando mais oportunidades de negócios, assim como reforçar Claudia como a “marca que é porta-voz da mulher brasileira”, detalha Kaike Nanne, diretor do núcleo de comportamento da Abril. “A essência do nosso negócio implica em renovações frequentes”, explica. Ele salienta que a movimentação na revista não é um recálculo de rota, e sim o acompanhamento da evolução do público-alvo. Apesar de a revista ser focada na mulher/mãe acima de 35 anos, Nanne classifica o público conforme seus valores de vida. “De acordo com nossas pesquisas, 23% das nossas leitoras têm menos de 35 anos. E mais de 30% das leitoras não são mães. A leitora de Claudia, na verdade, é aquela que organiza sua vida a partir dos valores familiares”. 

Na edição de março, o mercado já pode notar algumas modificações no editorial da revista. Não que ela tenha deixado de lado assuntos como sexo, saúde e beleza. Eles continuam preenchendo as páginas da revista e prestando o serviço ao qual as leitoras estão acostumadas. Mas as reportagens passam a ficar mais longas e apuradas. Foi o caso da entrevista com Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, responsável pela investigação de juízes corruptos no Brasil.

Novo tamanho
Outra novidade é que o suplemento Comida & Bebida passa a ser uma seção fixa na revista, com o mesmo número de páginas, a partir do mês que vem. Segundo Nanne, a decisão abre espaço para projetos especiais de culinária e gastronomia. Com isso, mais as reportagens com mais fôlego, a revista ganha mais páginas e mais densidade. A revista muda também a gramatura do papel utilizado, de LWC 55g para 70g, e ressurge em novas dimensões: 208×274 mm, o mesmo formato da revista Lola. 

O digital é mais um lado a receber novidades. Será feito o lançamento da TV Claudia na web, com programas de até três minutos sobre variados assuntos. O forte da programação da TV, assim como no site, será nas datas especiais. O endereço na internet será ambientado em festas e comemorações como Dia das Mães, Dia das Crianças e outras datas. 

Para divulgar as mudanças, a Abril aposta na interação pelas redes sociais e também em ações publicitárias, como filmes para TV, peças para internet, campanhas impressas e materiais de ponto de venda. A agência que vai criar a comunicação ainda não foi definida.

Plataformas e licenciamento
Uma das marcas da revista é o Prêmio Claudia, que desde 1996 consagra diversas mulheres brasileiras que fizeram diferenças em suas respectivas áreas. A edição de 2012, que tem patrocínio da Natura e acontece em 8 de outubro, em São Paulo, vai premiar em seis categorias: ciências, cultura, negócios, políticas públicas, trabalho social e categoria especial consultora Natura Inspira. Os Fóruns Claudia pela Mulher Brasileira também constituem uma plataforma que atrai mulheres interessadas em ouvir e debater temáticas variadas. O evento já está em sua quinta edição pelo Brasil. 

Em relação a licenciamentos, a Claudia fechou parceria com a Electrolux para ter dois produtos: uma geladeira com tela touchscreen (que oferece receitas da seção Comida & Bebida) e um micro-ondas. Aproveitando a onda de compras de brasileiros nos Estados Unidos, a Claudia lançou ainda o Miami Shopping Tour. É uma oferta de viagem guiada com a “amiga Claudia” para aproveitar os melhores lugares de compras e serviços pela cidade. O pacote é vendido em parceria com a CVC e terá a participação das editoras da revista.

Há mais um novo projeto de Claudia. É o Ame sua Vida, em parceria com O Boticário. “Estamos sempre levantando a bandeira das mulheres com os assuntos que estão em pauta. Percebemos, com nossas pesquisas, que o atual dilema da mulher é que ela não consegue dar conta de tudo que tem de fazer”, conta Nanne. Marido, filhos, trabalho, amigas, diversão, corpo, saúde… são vários compromissos que as mulheres colocam como metas e ficam extremamente insatisfeitas se não conseguem cumprir uma delas perfeitamente. Esse é o diagnóstico obtido pela Editora Abril.

“Não tem solução para isso. Não é possível ser multitarefa”, argumenta o diretor. Por isso, o projeto — que vai contar com várias vertentes, entre elas fóruns de discussão, stand-up comedy e reportagens especiais — pretende mostrar às mulheres que são elas que fazem as escolhas e se comprometem, mas que nem tudo precisa ser perfeito.

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