Gannett vai separar jornais de TVs

Buscar
Publicidade

Mídia

Gannett vai separar jornais de TVs

Dona do USA Today vai promover separação para promover mais foco aos negócios, como já fez New Corp e Time Warner


6 de agosto de 2014 - 10h56

A Gannett Company anunciou nessa terça-feira, 6, que criou um plano para separar os ativos televisivos de outras áreas. De um lado, o grupo é dono de uma rede de 46 afiliadas e emissoras espalhadas por 25 estados americanos; do outro, possui 81 marcas de jornais cujo filho mais famoso é o USA Today.

A empresa, aos moldes do que fizeram recentemente grupos como News Corp e Time Warner, pretende oferecer às diferentes partes possibilidades de crescimento com foco em seus negócios, como estratégia de reverter a fuga de receita publicitária.

O nome Gannett deverá permanecer ligado às marcas de impresso e suas propriedades digitais. Ainda não foi definida a razão social da operação de rádio e TV, que também deverá concentrar marcas puramente digitais, como os sites CareerBuilder, de empregos, e o automotivo Cars.com – portal do qual era acionista, mas anunciou recentemente comprar os 73% restantes das ações que não possuía por US$ 1,8 bilhão.

A operação impressa será negociada numa situação melhor que muitos de seus concorrentes. Apesar da crise que aplaca o setor, a unidade de negócios de jornais da Gannett não possui dívidas. A Time Inc, por exemplo, devia US$ 1,3 bilhão quando foi negociada.

O fato de a transição ocorrer sem dívida ativa não disfarça, porém, a dura realidade do setor de jornais da Gannett. A unidade não apresenta crescimento real desde 2006 e no último trimestre perdeu 37,5% de receitas operacionais. Já a área de mídia eletrônica teve um salto de 74,7% de faturamento no mesmo período.

Não foi anunciado um prazo ou calendário para o projeto separação.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Jack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky

    Jack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky

    Cofundador do Twitter volta ao X e anuncia desligamento do conselho administrativo da plataforma Bluesky, a qual ajudou a criar

  • CazéTV garante dez patrocinadores para Jogos Olímpicos

    CazéTV garante dez patrocinadores para Jogos Olímpicos

    Corona, Vivo e Volkswagen são algumas das marcas que ocupam a cota máster; canal ainda tem negociações em andamento