Mídia
Jack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky
Cofundador do Twitter volta ao X e anuncia desligamento do conselho administrativo da plataforma Bluesky, a qual ajudou a criar
Jack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky
BuscarJack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky
BuscarCofundador do Twitter volta ao X e anuncia desligamento do conselho administrativo da plataforma Bluesky, a qual ajudou a criar
Meio & Mensagem
7 de maio de 2024 - 6h00
No sábado, 4, Jack Dorsey, cofundador do Twitter, anunciou sua saída do conselho administrativo do Bluesky, aplicativo que ajudou a criar e funcionava como uma alternativa ao X (ex-Twitter).
O executivo não explicou o que justificou sua saída. Porém, no final de semana, o cofundador do Twitter voltou ao agora X, seguindo apenas Elon Musk, Stella Assange e Edward Snowden. O executivo já havia deixado a plataforma algumas vezes.
Além disso, ele publicou “Não dependa de corporações para conceder-lhe direitos. Defenda-os você mesmo usando tecnologia da liberdade”. Em resposta a um usuário da rede, Dorsay disse que ainda acredita em protocolos abertos para a tecnologia.
A empresa confirmou que Dorsey saiu do conselho. Atualmente, ela busca outro membro para ocupar o espaço deixado por ele no conselho administrativo. O conselho conta com a presença de Jay Graber, CEO do Bluesky, e Jeremie Miller, criador do Jabber/XMPP.
“Agradecemos de verdade a Jack por sua ajuda para financiar e iniciar o projeto Bluesky. Hoje, o Bluesky prospera como uma rede social de código aberto rodando no atproto, o protocolo descentralizado que construímos”, disse o Bluesky, em comunicado.
O Bluesky foi criado em 2019 como um projeto do Twitter pensado para desenvolver um padrão descentralizado para as redes sociais, ou seja, com código aberto, em que os usuários tem mais autonomia e maior privacidade de dados. A época, Dorsey era CEO do Twitter. A iniciativa ganhou escala e se tornou independente do Twitter em 2022, depois da aquisição do Twitter por Elon Musk.
Em 2023, quando Musk anunciou mudanças no X, o Bluesky recebeu um grande público e teve que suspender temporariamente as inscrições na plataforma. Até fevereiro deste ano, só era possível ter uma conta no aplicativo com um convite. Ao descontinuar tal impeditivo, o aplicativo recebeu um milhão de usuários. Hoje, ela soma cerca de quatro milhões.
Dorsey excluiu sua conta no Bluesky em 2023, mas seguiu na empresa, desenvolvendo o protocolo descentralizado Nostr.
Compartilhe
Veja também
YouTube e CazéTV terão jogos do Brasileirão da Liga Forte União
Plataforma fechou parceria para exibir as partidas dos times da LFU para reforçar sua vertical esportiva e sua grade de transmissões ao vivo
Mark Zuckerberg comunica chegada da Meta AI ao Brasil
Por meio de um post no Facebook, CEO da Meta revelou lançamento da ferramenta no País e em outros mercados