Globo usa nuvem e IA a favor da criatividade

Buscar

Globo usa nuvem e IA a favor da criatividade

Buscar
Publicidade

Mídia

Globo usa nuvem e IA a favor da criatividade

Emissora vem ampliando a utilização de tecnologias combinadas em finalizações de cenas de complexidade e projetos especiais


18 de setembro de 2019 - 6h00

 

A abertura da novela Deus Salve o Rei foi uma produção que utilizou a computação em nuvem de forma intensa (Crédito: Reprodução)

Cenas de batalhas medievais e acidentes em estradas são, por si só, complexas, e nos últimos anos, conforme evoluíram as demandas de entretenimento, elas passaram a migrar para ambientes de pós-produção. Neste contexto, o uso de computação em nuvem tem sido fundamental para dar conta da quantidade de dados processados. É o que explica Thiago Abreu, gerente de projetos da Globo. A emissora é parceira da Amazon Web Services desde 2016 em utilização de navegação em nuvem.

No último ano, as áreas de comunicação e entretenimento foram as principais usuárias da tecnologia em nuvem para produção de conteúdo, como a abertura da novela Deus Salve o Rei, que, segundo Abreu, foi uma produção que utilizou a computação em nuvem de forma intensa. Mas a Globo também utiliza a nuvem para áreas de Jornalismo, Promoção e Esportes. Um dos primeiros grandes testes da nova infraestrutura híbrida da Globo veio antes da Copa do Mundo da Rússia, quando a equipe do esporte criou um modelo 3D realista da Praça Vermelha de Moscou.

O uso transversal de tecnologias será uma tendência cada vez mais comum em empresas que produzem conteúdo e entretenimento. Na semana passada, a emissora apresentou, em Amsterdã, na Holanda, durante o IBC, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a âncora virtual Aida que mistura tecnologias de inteligência artificial, holografia e tecnologia 3D.

“Aida é um projeto que usa uma variedade enorme de tecnologias. Começando com inteligência artificial na geração de texto, um tema ainda bem embrionário nos laboratórios de pesquisa, somado a síntese de voz utilizando ferramentas bem avançadas que possibilitam criar variações como entonação”, explica Daniel Monteiro, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Globo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses