Globo usa nuvem e IA a favor da criatividade
Emissora vem ampliando a utilização de tecnologias combinadas em finalizações de cenas de complexidade e projetos especiais
Globo usa nuvem e IA a favor da criatividade
BuscarGlobo usa nuvem e IA a favor da criatividade
BuscarEmissora vem ampliando a utilização de tecnologias combinadas em finalizações de cenas de complexidade e projetos especiais
Luiz Gustavo Pacete
18 de setembro de 2019 - 6h00
Cenas de batalhas medievais e acidentes em estradas são, por si só, complexas, e nos últimos anos, conforme evoluíram as demandas de entretenimento, elas passaram a migrar para ambientes de pós-produção. Neste contexto, o uso de computação em nuvem tem sido fundamental para dar conta da quantidade de dados processados. É o que explica Thiago Abreu, gerente de projetos da Globo. A emissora é parceira da Amazon Web Services desde 2016 em utilização de navegação em nuvem.
No último ano, as áreas de comunicação e entretenimento foram as principais usuárias da tecnologia em nuvem para produção de conteúdo, como a abertura da novela Deus Salve o Rei, que, segundo Abreu, foi uma produção que utilizou a computação em nuvem de forma intensa. Mas a Globo também utiliza a nuvem para áreas de Jornalismo, Promoção e Esportes. Um dos primeiros grandes testes da nova infraestrutura híbrida da Globo veio antes da Copa do Mundo da Rússia, quando a equipe do esporte criou um modelo 3D realista da Praça Vermelha de Moscou.
O uso transversal de tecnologias será uma tendência cada vez mais comum em empresas que produzem conteúdo e entretenimento. Na semana passada, a emissora apresentou, em Amsterdã, na Holanda, durante o IBC, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a âncora virtual Aida que mistura tecnologias de inteligência artificial, holografia e tecnologia 3D.
“Aida é um projeto que usa uma variedade enorme de tecnologias. Começando com inteligência artificial na geração de texto, um tema ainda bem embrionário nos laboratórios de pesquisa, somado a síntese de voz utilizando ferramentas bem avançadas que possibilitam criar variações como entonação”, explica Daniel Monteiro, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Globo.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King