Como a Aida colabora na transformação digital da Globo
Veja vídeo da âncora virtual que empresa apresenta em feira de tecnologia internacional: objetivo é ilustrar conversão de dados em conteúdo
Como a Aida colabora na transformação digital da Globo
BuscarComo a Aida colabora na transformação digital da Globo
BuscarVeja vídeo da âncora virtual que empresa apresenta em feira de tecnologia internacional: objetivo é ilustrar conversão de dados em conteúdo
Luiz Gustavo Pacete
11 de setembro de 2019 - 14h42
A âncora virtual, que utiliza a tecnologia de geração automática de textos, passa agora também por processos de síntese de voz e animação (Crédito: Divulgação Globo)
A Globo apresenta nesta semana, em Amsterdã, na Holanda, durante o IBC, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Aida. Batizada de âncora virtual, o misto de avatar equipado de inteligência artificial foi desenvolvido internamente no Grupo Globo e, segundo a empresa, tem o objetivo de mostrar o potencial em se transformar dados em conteúdo. Parte da pesquisa — a geração de texto automática em linguagem natural utilizando inteligência artificial – já foi utilizada para a cobertura jornalística nas últimas eleições e para a cobertura esportiva.
Para a Future Zone, área em que a Globo apresenta a Aida no IBC, o MediaTech Lab da Globo incorporou ao projeto um avatar em 3D. A âncora virtual passa também por processos de síntese de voz e animação, podendo apresentar diferentes tons de linguagem – coloquial ou formal – e cenários. Ao Meio & Mensagem, Daniel Monteiro, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Globo, explica o papel da Aida em ilustrar o atual momento de transformação digital do Grupo Globo e a transformação de dados em conteúdo.
As premissas de criação da Aida
“Aida é um projeto que usa uma variedade enorme de tecnologias. Começando com inteligência artificial na geração de texto, um tema ainda bem embrionário nos laboratórios de pesquisa, somado a síntese de voz utilizando ferramentas bem avançadas que possibilitam criar variações como entonação. E, ainda, a animação em tempo real de um modelo 3D em um cenário com realismo, tudo sincronizado. Colocar tudo isso funcionando, de ponta a ponta, e ainda atingir bons resultados nos componentes individuais é um desafio enorme. Aida é uma visão de futuro. Ainda há um caminho enorme a seguir, mas temos certeza que estamos levando para o evento uma demonstração no estado da arte.”
“A Aida é um projeto que usa inteligência artificial, 3D e outras tecnologias” (Crédito: Divulgação Globo)
Aplicação prática no dia-a-dia da Globo
“Aqui não podemos falar somente da Aida, pois projetos como esse abrem caminho para uma série de outras iniciativas que derivam das tecnologias e do aprendizado, com os enormes desafios que enfrentamos nesse projeto. A inteligência artificial aplicada à produção de conteúdo é fundamental, pois possibilita a personalização e nos habilita também a darmos escala a esse conteúdo personalizado. Podemos no futuro fazer com que a Aida produza uma edição de jornal especial para cada um dos milhões de uns que nos assistem todos os dias.”
Tendências em dinâmicas de AI
“Até agora a inteligência artificial vem sendo uma inovação por si, e há um número crescente de pesquisadores e engenheiros capacitados para utilizar IA em seus projetos. A nova fase será do uso cada vez mais criativo e engenhoso de IA, combinando com outras tecnologias, criando novos produtos e novas experiências para os consumidores.”
Veja o vídeo da Ainda com exclusividade:
Compartilhe
Veja também
Interesse pela cultura oriental cresce no consumo digital brasileiro
Estudo realizado pela Winnin revela que, apenas no último ano, foram produzidos 50 mil vídeos relacionados ao tema nas redes sociais
MSP Estúdios leva personagens à indústria fonográfica
Por meio de parceria com a InHaus, estúdio lança o selo “Chico Bento – Interiores do Brasil”, com canções de grandes nomes da música nacional, interpretadas pelos personagens