IA: jornalistas da AL consideram a tecnologia útil ao trabalho
Quarta edição do Panorama do Jornalismo na América Latina aponta que 82% desses profissionais consideram as ferramentas tecnológicas como aliadas nas tarefas cotidianas
IA: jornalistas da AL consideram a tecnologia útil ao trabalho
BuscarIA: jornalistas da AL consideram a tecnologia útil ao trabalho
BuscarQuarta edição do Panorama do Jornalismo na América Latina aponta que 82% desses profissionais consideram as ferramentas tecnológicas como aliadas nas tarefas cotidianas
Meio & Mensagem
14 de dezembro de 2023 - 18h09
A maioria (82%) dos jornalistas latino-americanos consideram a inteligência artificial como uma ferramenta útil para seu trabalho e não como uma ameaça direta a seus empregos.
O resultado foi obtido na quarta edição da pesquisa Panorama do Jornalismo na América Latina, realizada pela Latam Intersect PR e divulgada nesta semana.
Como faz anualmente, a pesquisa visa traçar um panorama dos interesses, modelos de trabalho das transformações que vem impactando a rotina dos jornalistas da América Latina.
Essa nova edição do estudo ouviu, no período de agosto a outubro de 2023, jornalistas da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México e Peru, além de Caribe e América Central. Ao todo, 335 profissionais participaram da avaliação.
Pela primeira vez a consultoria de relações públicas colocou no estudo questões relacionadas ao uso de novas tecnologias e das redes sociais no dia a dia de trabalho.
Apesar de se mostrarem abertos às possibilidades geradas pela inteligência artificial, ainda é pouca a frequência com que ferramentas como ChatGPT e outras similares são utilizadas no cotidiano.
Entre os entrevistados, 31,8% admitem que usam alguma ferramenta de IA todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana; 35,6% afirmaram que usam a tecnologia cerca de uma vez por mês enquanto 32,6% dizem que nunca a utilizaram.
Entre os profissionais que já inseriram as plataformas e ferramentas de inteligência artificial no trabalho, a maneira como utilizam a tecnologia é variada.
Entre os jornalistas latino-americanos que já fazem uso de IA, 25% dizem que a tecnologia é útil para pesquisas e descoberta de insights; cerca de 22% dos entrevistados responderam que a IA é utilizada para traduzir textos.
Já 16,8% dos jornalistas que utilizam IA o fazem para trabalhos de edição; 13% para reduzir textos e 21,6% usam as ferramentas para outras funções.
As redes sociais continuam sendo vistas pelos jornalistas como a ferramenta mais importante de seu trabalho (61,5% consideram que as mídias digitais são sua principal ferramenta para a prática jornalística). Na edição de 2022 do estudo, esse percentual era de 62,3%.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King