IA: jornalistas da AL consideram a tecnologia útil ao trabalho

Buscar

IA: jornalistas da AL consideram a tecnologia útil ao trabalho

Buscar
Publicidade

Mídia

IA: jornalistas da AL consideram a tecnologia útil ao trabalho

Quarta edição do Panorama do Jornalismo na América Latina aponta que 82% desses profissionais consideram as ferramentas tecnológicas como aliadas nas tarefas cotidianas


14 de dezembro de 2023 - 18h09

jornalistas IA

(Crédito: Adobe Stock)

A maioria (82%) dos jornalistas latino-americanos consideram a inteligência artificial como uma ferramenta útil para seu trabalho e não como uma ameaça direta a seus empregos.

O resultado foi obtido na quarta edição da pesquisa Panorama do Jornalismo na América Latina, realizada pela Latam Intersect PR e divulgada nesta semana.

Como faz anualmente, a pesquisa visa traçar um panorama dos interesses, modelos de trabalho das transformações que vem impactando a rotina dos jornalistas da América Latina.

Essa nova edição do estudo ouviu, no período de agosto a outubro de 2023, jornalistas da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México e Peru, além de Caribe e América Central. Ao todo, 335 profissionais participaram da avaliação.

Pela primeira vez a consultoria de relações públicas colocou no estudo questões relacionadas ao uso de novas tecnologias e das redes sociais no dia a dia de trabalho.

Apesar de se mostrarem abertos às possibilidades geradas pela inteligência artificial, ainda é pouca a frequência com que ferramentas como ChatGPT e outras similares são utilizadas no cotidiano.

Entre os entrevistados, 31,8% admitem que usam alguma ferramenta de IA todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana; 35,6% afirmaram que usam a tecnologia cerca de uma vez por mês enquanto 32,6% dizem que nunca a utilizaram.

Para que os jornalistas usam IA?

Entre os profissionais que já inseriram as plataformas e ferramentas de inteligência artificial no trabalho, a maneira como utilizam a tecnologia é variada.

Entre os jornalistas latino-americanos que já fazem uso de IA, 25% dizem que a tecnologia é útil para pesquisas e descoberta de insights; cerca de 22% dos entrevistados responderam que a IA é utilizada para traduzir textos.

Já 16,8% dos jornalistas que utilizam IA o fazem para trabalhos de edição; 13% para reduzir textos e 21,6% usam as ferramentas para outras funções.

Jornalistas e as mídias sociais

As redes sociais continuam sendo vistas pelos jornalistas como a ferramenta mais importante de seu trabalho (61,5% consideram que as mídias digitais são sua principal ferramenta para a prática jornalística). Na edição de 2022 do estudo, esse percentual era de 62,3%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também