Interação virtual em Las Vegas
Outra grande sensação da NAB são os cenários virtuais, as telas touch screen e a telepresença
Outra grande sensação da NAB são os cenários virtuais, as telas touch screen e a telepresença
Meio & Mensagem
14 de abril de 2011 - 5h32
Embora já bastante utilizados nos canais de televisão, principalmente no jornalismo, esses recursos ainda são pouco explorados na produção de vídeos interativos, corporativos e principalmente em eventos.
A Accuweather, por exemplo, tem um belo estande aqui na feira demonstrando a interatividade em um monitor touch. Um apresentador ou ator pode estar em um local e interagir no mesmo cenário com outra pessoa que se encontra em outro local. A impressão que temos é que estão lado a lado. Esse cenário, por sua vez, se modifica, se move, e diversos elementos podem surgir durante a apresentação, podendo ser controlados pelo próprio apresentador ou ator.
Essa interação se dá por pontos estrategicamente localizados no monitor de referência, mas que não aparecem na visualização final. São pontos que servem de localizadores para o apresentador e para a equipe que gera os gráficos e caracteres.
Além disso, é possível ampliar o cenário, arrastar para os lados, clicar em hiperlinks, tudo com a ponta dos dedos. É o controle nas mãos de quem está à frente do cenário.
Enfim, existem diversas possibilidades a serem exploradas nesse ramo e que com certeza devem causar um impacto enorme em um grande evento ou em outras produções que não sejam apenas voltados ao telejornalismo.
A tecnologia está aí, diante de todos nós, mas o grande diferencial ainda são as idéias e a criatividade ao utilizá-la.
*Pi Malandrino é coordenador de pós-produção da TV1 Vídeo e está em Las Vegas para a NAB Show 2011 e escreve como participação especial para o Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Globo reforça casting da Viu com ex-BBBs e apresentador
Empresa cuidará das ações comerciais de Renata Saldanha, Aline Patriarca e Vinicius Nascimento, que participaram da edição de 2025 do reality; Fernando Fernandes também entra no rol de apresentadores agenciados comercialmente
Como o Rio quer se tornar o maior hub de data centers da América Latina
Projeto Rio AI City inclui a construção de um campus de inteligência artificial de última geração no Parque Olímpico, com capacidade de 1,8 gigawatts até 2027