Investidores pressionam dono do El País

Buscar

Investidores pressionam dono do El País

Buscar
Publicidade

Mídia

Investidores pressionam dono do El País

Fundo britânico pede mudanças na governança corporativa do jornal cujo desempenho não está agradando ao mercado


11 de janeiro de 2016 - 1h59

O Grupo Prisa, dono do jornal El País, está sob pressão por parte de seus investidores.

De acordo com o Financial Times, o Amber Capital, fundo inglês que possui participação de 15% no Prisa, pressiona o comando da holding por mudanças na governança corporativa criticando os atuais desempenhos financeiros da empresa.

O Amber também pleiteia um assento no conselho do grupo que seria ocupado por seu presidente, Joseph Oughourlian. Neste ano, o conselho da empresa se reunirá para definir novos membros. Caso o Amber entre no corpo diretivo aumentaria ainda mais as pressões sobre Juan Luis Cebrián, editor fundador do El País e presidente do conselho do Grupo Prisa.

A gestão de Cebrián a frente do Prisa é marcada pela queda no preço das ações, cerca de 95%, em cinco anos, pior desempenho de um grupo de mídia na Europa, segundo o Financial Times.

O Grupo Prisa, que além do El País possui TV, rádio e a editora Santillana, tem sido criticado por alguns investidores por pagamentos desproporcionais feitos a membros do conselho e falta de independência do órgão.

À reportagem do Financial Times o Prisa afirmou que tem alcançado avanços significativos em sua situação financeira como a redução de débitos e a conquista da confiança dos acionistas.

Desde 2007, o Prisa perdeu 2,2 bilhões de libras, no mesmo período, os salários dos membros do conselho somaram 80 milhões de libras.

Leia também:

– El País comemora dois anos no Brasil

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Jack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky

    Jack Dorsey deixa conselho da plataforma Bluesky

    Co-fundador do Twitter volta ao X e anuncia desligamento do conselho administrativo da plataforma Bluesky, a qual ajudou a criar

  • CazéTV garante dez patrocinadores para Jogos Olímpicos

    CazéTV garante dez patrocinadores para Jogos Olímpicos

    Corona, Vivo e Volkswagen são algumas das marcas que ocupam a cota máster; canal ainda tem negociações em andamento