Assinar

Mandela: inspiração também na ficção

Buscar

Mandela: inspiração também na ficção

Buscar
Publicidade
Mídia

Mandela: inspiração também na ficção

Líder sul-africano teve sua trajetória de vida e empenho pela igualdade entre os povos retratados em filmes e documentários


6 de dezembro de 2013 - 10h44

Os 95 anos da inspiradora trajetória de vida de Nelson Mandela serviram como tema de diversos filmes, documentários e outras produções que destacaram o incrível poder de conciliação e da difusão de ideais de igualdade daquele que foi um dos maiores líderes do século XX. Mandela, que morreu nessa quinta-feira, 5, na África do Sul, foi tema de pelo menos oito grandes produções – algumas ainda inéditas no Brasil.

Uma das mais conhecidas do grande público é o filme Invictus, no qual Mandela ganhou vida e voz na interpretação de Morgan Freeman, que foi, inclusive, indicado ao Oscar pelo longa-metragem. A produção de Clint Eastwood conta como o líder usou o rugby, esporte da elite branca da África do Sul, para criar uma paixão nacional e, com isso, unir a nação em um único sentimento. Nessa quinta-feira, 5, pouco tempo depois do anúncio da morte de Mandela, o SBT alterou a grade de sua programação e anunciou que exibirá Invictus em sua sessão Tela de Sucessos, nesta sexta-feira, 6.

Leia também: Linha do tempo relembra trajetória de Mandela

wraps

A primeira representação de “Madiba” como longa-metragem aconteceu em 1987, quando o diretor Philip Saville relembrou a juventude do grande líder no filme “Mandela”. Exibido na HBO, o longa foi protagonizado pelo ator Danny Gloover. Dez anos depois, o responsável por acabar com a segregadora política do apartheid inspirou outra narrativa. O filme Mandela e De Klerk, produzido somente para a TV, relembra um momento histórico do ano de 1990, quando De Klerk, responsável pela libertação de Mandela após 27 anos de prisão, anunciou a legalização do novo Congresso Nacional da África do Sul. No longa, ele foi interpretado pelo ator Sidney Poitier.

Os longos anos passados na prisão também foram retratados em uma obra cinematográfica. Em 2007, o diretor Bille August contou a relação de Mandela (interpretado por Dennis Haysbert) com seu vigilante na prisão da Ilha Robben no filme “Goodbye Bafana”. Os últimos dias do regime do apartheid serviram como pano de fundo para o longa “Endgame”, baseado no livro The Fall of Apartheid, de 2009. O ator Clarke Peters deu vida à Mandela.

A BBC também fez um especial sobre a trajetória do ex-presidente sul-africano em 2010, mas, desta vez, colocando como protagonista uma das ex-mulheres do líder. Em Mrs Mandela, ele foi interpretado pelo ator David Harewood.

Com informações da Globo.com 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também