Assinar

Marcas da Fifa ficam na Copa da Globo

Buscar
Publicidade
Mídia

Marcas da Fifa ficam na Copa da Globo

Cinco dos oito cotistas da transmissão da Copa do Mundo na emissora são parceiros oficiais da Fifa; plano deve render US$ 1,438 bilhão à emissora


23 de agosto de 2013 - 4h13

A Copa do Mundo já começou na TV Globo. A menos de um ano do apito inicial do mais importante torneio de futebol do planeta, a emissora já negociou as oito cotas de patrocínio que colocou no mercado em maio para a transmissão dos jogos.

Dos oito patrocinadores do projeto Copa do Mundo, cinco são parceiros globais da Fifa: Johnson & Johnson, Coca-Cola, Hyundai, Oi e Ambev – esta última, na verdade, apoia a Fifa com a Budweiser, uma das marcas da companhia AB InBev. Desde quando lançou seu plano comercial, a Globo esclareceu que os anunciantes da Fifa teriam até o início de agosto para manifestar interesse pela aquisição de suas cotas de patrocínio.

Além das parceiras da Fifa, também entraram no projeto da Copa do Mundo da Globo o Itaú (tradicional parceiro do futebol da emissora), a Nestlé e o Magazine Luiza. O preço de tabela de cada uma das cotas de patrocínio da Copa na emissora era de R$ 179,8 milhões. Se forem considerados esses valores, estima-se que apenas esse pacote renderá à Globo um montante superior a US$ 1,438 bilhão.

Conflitos em campo
A necessidade de dar preferência aos patrocinadores da Fifa foi a principal razão que fez a emissora atrasar a apresentação do plano comercial ao mercado brasileiro, que era aguardado desde o final de 2012. Por ter um time de patrocinadores fiel às suas transmissões de futebol, a Globo teve de articular uma maneira de atender às exigências da Fifa sem, contudo, deixar seus anunciantes de fora da transmissão.

Uma das saídas para esse conflito foi a divisão da temporada de futebol 2014 em duas partes: uma especificamente para a Copa do Mundo (para contemplar os anunciantes da Fifa) e outra para os demais campeonatos nacionais e continentais exibidos ao longo do ano.

Para esse segundo pacote, a Globo também já negociou todas as seis cotas de patrocínio colocadas à venda. As mesmas marcas deste ano – Ambev, J&J, Coca-Cola, Itaú, Vivo e Volkswagen – garantiram presença em 2014, adquirindo cada uma das cotas de patrocínio, cujo valor de tabela era de R$ 185,5 milhões.

Ou seja: dos parceiros tradicionais da Globo, apenas Vivo e Volkswagen não puderem participar da Copa do Mundo justamente por conflitarem, pelos respectivos segmentos de atuação, com Oi e Hyundai – cotistas da Fifa que também quiseram participar da transmissão da Globo.

Por ser a emissora oficial da Copa do Mundo no Brasil, é a TV Globo que cederá as imagens do torneio para todas as redes de televisão do planeta. Por conta dessa regra, a Fifa exige que seus patrocinadores tenham, também, preferência na aquisição de pacotes comerciais na emissora oficial.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também