Marcas na rede: como aproveitar melhor o YouTube
Anunciantes podem aproveitar os dados da plataforma para criar narrativas mais originais e garantia de público
É inegável que o formato em vídeo é um dos principais para atrair a atenção do público. Essa afirmação é refletida na aposta cada vez maior de redes sociais em formatos em vídeo e no sucesso de plataformas como o TikTok. Se hoje temos isso como fato, o grande contribuidor foi o YouTube. Há mais de uma década em operação, a plataforma de vídeos continua relevante para marcas devido ao seu poder de segmentação, análise de dados e grande audiência.

(Crédito: Tarik Kizilkaya/iStock)
Para Paulo Ilha, VP de Mídia e BI da DPZ&T, o YouTube foi o espaço onde o conteúdo em vídeo foi “encontrado”, pois, deste então, ele passou a ganhar mais atratividade e atenção. “É um formato com potencial de engajamento e resultado maiores que o estático. Ele se tornou tão grande de forma a ser realmente competitivo até mesmo com a televisão em matéria de formato de vídeo”, acredita.
A evolução do YouTube começou a acelerar com o maior número de acessos e, principalmente, por conta dos criadores de conteúdo para a plataforma. “Quando os diversos criadores de conteúdo, que não paravam se surgir na plataforma, começaram a investir e profissionalizar seus vídeos, como consequência, a audiência cresceu exponencialmente”, explica Bastos.
Porém o crucial para manter os anunciantes é sua vasta oferta de dados e possibilidades de segmentação. “Um fenômeno de relevância e assertividade também explicado pela opção de gestões que a plataforma oferece. Ou seja, utilização de dados, possibilidades de segmentação e construção de conteúdos dinâmicos”, pontua Ilha.
Ao Meio & Mensagem, os executivos dividiram suas opiniões sobre as melhores práticas para uma boa presença de marca na plataforma.
Atenção ao tempo
Entregar a mensagem e estimular a curiosidade do público nos primeiros segundos do filme, já que o usuário tem a possibilidade de pular o anúncio e mantê-los entre 15 e 30 segundos e, assim, não atrapalhar a experiência do público buscando assistir a um vídeo que escolheu.
Explore formatos
O fato do usuário ter maior controle sobre ver a peça publicitária já difere a abordagem do anúncio feito para a televisão, que pode entregar a mensagem mais ao final do filme. Por isso, é recomendado criar peças próprias para o YouTube, além de explorar os demais formatos complementares da plataforma para amplificar os resultados esperados, como o vídeo vertical para o mobile, explorar as oportunidades em TVs conectadas e outros.
Aproveite os dados
Use os dados disponíveis no analytics como aprendizado para as próximas campanhas e deixar a mensagem cada vez mais assertiva e adotar um modelo de otimização condizente com o modelo de negócios, assim como segmentações com base nos KPIs estabelecidos.
Ficar atento ao brand safety
O YouTube já se envolveu em ameaças ao brand safety de marcas por associações de anúncios à vídeos de conteúdo extremista. A plataforma evoluiu nesse quesito, mas é importante o time do anunciante ter maior controle sobre a segurança da sua marca no ambiente.
**Crédito da imagem no topo: Christian Wiediger/Unsplash