Mídia

Marcas no Facebook registram queda no número de seguidores

Segundo estudo realizado pela Faap em parceria com a Socialbakers, cai o número de empresas da categoria Mídia e Notícias que impulsionam conteúdo

i 13 de maio de 2019 - 15h13

(Crédito: Fancycrave/Pexels)

O Facebook foi a plataforma social popular com a desaceleração mais acentuada no número de novas curtidas em páginas. Além disso, segundo o estudo Mídias Sociais 360º, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, em parceria com a Socialbakers, entre os segmentos analisados, a categoria “Marcas/Institucional” foi a que mais perdeu, em média, o número absoluto de curtidas no Facebook: 23% na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e o deste ano.

Outro ponto analisado pelo estudo foi a quantidade de páginas da categoria de “Mídia e Notícias” que impulsionaram conteúdo no primeiro trimestre do ano. Entre os publishers, apenas 2% investiram comprando mídia na plataforma. Já no segmento “Marcas/Institucional” a porcentagem de publicações patrocinadas é de 31% e no segmento “Bens de Consumo” é de 69%.

“Historicamente, o setor de “Mídia e Notícias” é o que menos patrocina posts, pois apesar do baixo alcance de publicações com links externos, essa categoria possui uma das mais altas porcentagens de compartilhamento espontâneo de suas publicações”, explica a professora da FAAP, Karina Bousso, que também desenvolve o estudo.v

Instagram
A plataforma de imagens e vídeos continua aumentando o número de usuários seguindo páginas oficiais. Ano passado, terminou com uma média de 1,4 milhão de seguidores entre as 100 marcas brasileiras com mais interações. No primeiro trimestre de 2019, o número subiu para mais de 1,5 milhão.

No entanto, a média de novos seguidores caiu entre o último trimestre do ano passado e os primeiros três meses de 2019 – de 166.383 para 141.905. Apesar disso, o saldo ainda é positivo, visto que nos mesmos meses iniciais de 2018, a média de novos seguidores de marcas era de 71.799.

Twitter
Após resultados negativos consecutivos, o Twitter vive uma nova fase. No último trimestre de 2018, os 100 perfis com mais interações da categoria “Não-Marcas”, que engloba celebridades, criadores de conteúdo e figuras públicas em geral, eram seguidos por uma média de pouco mais de três milhões de usuários. Esse número subiu para 3,3 milhões nos três meses iniciais de 2019.