Mercado acumula alta de 8% até outubro
Faturamento publicitário atingiu R$ 22,8 bilhões nos primeiros 10 meses do ano, de acordo com o Projeto Inter-Meios
Faturamento publicitário atingiu R$ 22,8 bilhões nos primeiros 10 meses do ano, de acordo com o Projeto Inter-Meios
Meio & Mensagem
22 de dezembro de 2011 - 12h00
O mercado de comunicação registrou faturamento publicitário superior a R$ 22,8 bilhões entre janeiro e outubro deste ano, o que representou um crescimento de 7,96% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são do Projeto Inter-Meios, iniciativa dos meios de comunicação, coordenada pelo Meio & Mensagem e auditada pela PricewaterhouseCoopers.
Internet, TV por assinatura e Mídia Exterior se destacaram no período, com crescimento percentual na casa de dois dígitos. No entanto, o meio TV continua com a supremacia. Com alta de 8,07%, a televisão aberta atingiu faturamento de R$ 14,4 bilhões e participação de 63,25% do bolo publicitário nacional.
A mídia impressa completa os três primeiros colocados com Jornal em segundo lugar, com alta de 3,51% e receita de R$ 2,7 bilhões (participação de 12,09%), e Revista, com incremento de 4,29%, faturamento de R$ 1,6 bilhão e 7,05% do bolo.
Com 5% de participação, a Internet se consolida como quarta principal mídia do mercado. O segmento registrou alta de 22,23% e faturamento superior a R$ 1,1 bilhão no período. A quinta posição é disputada por TV por assinatura (4,13% do bolo), rádio (3,98%) e Mídia Exterior (3,04).
A TV paga acumulou incremento da ordem de 17,47%, com receitas de R$ 944 milhões. O rádio faturou R$ 907 milhões, o que representou um número 3,29% superior ao mesmo período do ano anterior. Já Mídia Exterior – que inclui Digital Out of Home, Mobiliário Urbano, Móvel, Outdoor e Painel – teve alta de 12,78%, com a movimentação de R$ 694 milhões.
Painel se destacou com crescimento de 40,23% e um faturamento de R$ 40 milhões. Na sequencia apareceram Mobiliário Urbano (com alta de 21,56% e receita de R$ 123 milhões), Móvel (19,69% e R$ 29 milhões) e Digital Out of Home (19% e R$ 138 milhões). Responsável por mais da metade do faturamento da Mídia Exterior, o Outdoor cresceu 5,32% no período, com receita de R$ 362 milhões.
Na contramão do mercado, Guias e Listas, com -2,14%, e Cinema, com -5,10%, apresentaram retração. O primeiro teve faturamento de R$ 266 milhões e participação no bolo de 1,17%, enquanto o segundo teve R$ 69 milhões e 0,30, respectivamente.
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