Mídia
Mídia movimentará US$ 2,3 trilhões em 2018
Estudo Global Entertainment & Media Outlook, da PwC, projeta que o Brasil terá um ritmo de crescimento maior do que a média mundial
Estudo Global Entertainment & Media Outlook, da PwC, projeta que o Brasil terá um ritmo de crescimento maior do que a média mundial
Bárbara Sacchitiello
4 de junho de 2014 - 3h12
Os próximos cinco anos serão positivos para as indústrias de mídia e entretenimento de todo o mundo – e melhores ainda para o Brasil. A edição de 2014 do Global Entertainment & Media Outlook, um estudo anual realizado pela PwC, projeta um cenário de crescimento em diversos segmentos de mídia nos próximos anos, com destaque para a internet e mídias digitais.
Realizada com base na coleta de informações de 54 países, a pesquisa é divida em 13 segmentos e considera os investimentos em publicidade feitos em diversas mídias, somando-os às receitas geradas com a adesão aos serviços de comunicação e entretenimento, como internet banda larga, TV por assinatura e outros. Neste ano, quatro nações foram incluídas nos estudos da consultoria devido ao crescimento da representatividade de seus mercados: Peru, Egito, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
Os dados desse ano indicam que a indústria global de mídia e entretenimento encerrou 2013 movimentando um total de US$ 1,774 trilhões e que o segmento deverá ter um ritmo de crescimento anual de 5% em todo o planeta. Com essa projeção, a PwC indica que, em 2018, o total movimentado pela indústria da mídia e entretenimento no mundo alcançará a marca de US$ 2, 270 trilhões.
Brasil
O ritmo de crescimento do mercado brasileiro será ainda maior do que a média mundial, de acordo com a pesquisa Entertainment & Media Outlook. Os dados do estudo mostram que, em 2013, os 13 segmentos da pesquisa no Brasil somaram uma receita de US$ 42,186 bilhões e que, em 2018, a indústria de mídia e entretenimento do País deverá angariar um total de US$ 68,810 bilhões. A variação indica um ritmo de crescimento de 10% ao ano, praticamente o dobro da média global.
O Brasil deverá encerrar o ano de 2014 no nono lugar entre os maiores mercados de mídia e entretenimento no mundo. Em 2013, o país ficou na décima posição. Apesar do bom desempenho indicado pelo estudo, a PwC fez uma revisão das previsões de crescimento do Brasil em relação à pesquisa do ano passado. Na ocasião, estimava-se que a Copa do Mundo e Olimpíadas teriam maior no crescimento da indústria da mídia nacional. Como o mercado não acompanhou tal expectativa econômica, a PwC reduziu em US$ 5 bilhões a projeção do mercado brasileiro no estudo deste ano.
Compartilhe
Veja também
Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve
Parceria permitirá integração de soluções de IA da OpenAI nos aparelhos da gigante da tecnologia; Apple está prestes a lançar o sistema operacional iOS 18 no iPhone
Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos
Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real