Morre o diretor Roberto Talma
Profissional ingressou na Globo em 1969 e foi responsável pela direção dos núcleos de dramaturgia, shows e especiais da emissora
Profissional ingressou na Globo em 1969 e foi responsável pela direção dos núcleos de dramaturgia, shows e especiais da emissora
Meio & Mensagem
23 de abril de 2015 - 10h56
Na semana em que comemora seus 50 anos, a Globo sofre uma perda importante em seu casting. O diretor de núcleo Roberto Talma morreu na madrugada desta quinta-feira, 23, no Rio de Janeiro. O profissional tinha 65 anos e estava internado desde março e tinha insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana.
Com exceção de alguns curtos períodos – nos quais dirigiu outros projetos na TV Tupi e TV Bandeirantes – Talma trabalhava na Globo desde 1969, depois de ter atuado na programação das TVs Excelsior, Tupi e TV Rio. Na emissora de Roberto Marinho, ele iniciou a carreira como operador de videoteipe, no núcleo de jornalismo da casa. Posteriormente, fez parte das equipes de produção e direção do Fantástico, Globo Repórter e do Globo de Ouro.
Na década de 70, foi transferido para o núcleo de dramaturgia, trabalhando na direção de novelas de sucesso da época, como Saramandaia. Ainda nos anos 70, assumiu a direção dos clipes musicais do Fantástico. Na década seguinte, continuo assinando diversos trabalhos na área de dramaturgia, e também dirigiu alguns especiais da TV Globo.
Em 1995, Talma deixou a Globo par se dedicar a projetos pessoais, retornando quatro anos demais, quando assumiu o núcleo de programas infantis da casa e outras atrações de auditório. Seus últimos trabalhos na Globo foram em 2012, quando dirigiu o núcleo da novela Gabriela e em 2013, na direção do seriado Pé na Cova. Também produziu o filme Dores de Amores, com direção de Raphael Vieira.
O velório de Talma acontecerá neste sábado, 25, no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro. O diretor deixa três filhos.
Compartilhe
Veja também
“Os dias de grande viralização estão chegando ao fim”, diz VP da Emarketer
Jasmine Enberg, VP e principal analista na Emarketer, comenta nunca foi tão fácil ser creator, mas que nunca exigiu tanto esforço tornar essa carreira viável
Pinterest promove nova edição do Fundo de Inclusão em apoio a criadores
Empresa ativa projeto no Brasil em parceria com a plataforma de gestão de mídias sociais mLabs