Nas redes, o tapete vermelho já está posto
Levantamento da Airfluencers mostra que o filme “A Forma da Água” e questões relacionadas a assédio em Hollywood são os temas mais citados nas redes sobre o Oscar 2018
Levantamento da Airfluencers mostra que o filme “A Forma da Água” e questões relacionadas a assédio em Hollywood são os temas mais citados nas redes sobre o Oscar 2018
Luiz Gustavo Pacete
2 de março de 2018 - 18h15
Forma, Água, Assédio. Essas são algumas das palavras mais citadas nas redes sociais em referência ao Oscar 2018 que ocorre neste domingo, 4. A pedido de Meio & Mensagem, a Airfluencers, empresa de geração de inteligência a partir de dados de redes sociais e influenciadores, identificou o que está sendo falado nas principais plataformas sobre o maior evento do cinema mundial.
A Airfluencers analisou, do dia 23 a 02 de março, mais de 33.957 mil menções no Twitter e Instagram sobre a premiação. Dessas, 8.586 são a palavra “Oscar”, em segundo é a palavra “Filme” com 5.872, em terceiro vem “Amor”, com 5.399 citações, seguida por “Forma” com 4.652 e “Água” com 3.997. O filme mais citado, por enquanto, é “A forma da água”. Foram feitas 8.649 publicações referentes ao longa que recebeu treze indicações e entre elas a de categoria do melhor filme.
“Admiro a obra do Guillermo Del Toro (diretor do filme “A forma da Água”) e a autenticidade dele. É uma mistura fora do comum com poesia”, afirma Domingas Person, atriz e apresentadora do Oscar 2018 no canal TNT, que fala com exclusividade ao estudo do Airfluencers para o Meio e Mensagem. Das postagem, 78% delas são positivas, enquanto 22% são negativas. As mulheres são as que mais publicam, representando 54% e os homens são 46% do público. No quesito de polêmicas, como o assédio, são associadas às palavras “Hollywood”, “Casos” e “Anúncios”. A palavra “Anúncios” é referente ao filme “Três anúncios para um crime”.
Em uma das postagens no Twitter, o internauta afirma que o artista se inspira no filme para questionar os casos de assédio na indústria cinematográfica, o que promete diversas manifestações na noite da estatueta de ouro. “Dificilmente deixarão de fazer isso nos discursos e nas apresentações. Seria uma decepção se não acontecesse. O Oscar e a Academia têm uma tradição de intervenções e preocupações com problemas sociais, e neste ano, com os direitos das mulheres no movimento Time’s up”, afirma Domingas.
Onde acompanhar o Oscar
Essa opinião é compartilhada com Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers. “As redes sociais são o palco de discussões e debates políticos em que geram relevância para a massa. Todos esperam dos influenciadores, nesse caso, os atores, seus posicionamentos perantes aos assédios, se tornando embaixadores de defesa de bandeiras que estão atrás das grandes obras cinematográficas. Essas polêmicas ganharão ainda mais força e propagação durante a festa do Oscar no domingo”, comenta Soriano.
Em 12.386 postagens que falam de filmes, a cinco primeiras posições do ranking de expectativa dos internautas é como será a festa do cinema, os diretores de filmes, o melhor ator, a melhor atriz e as polêmicas. “O Oscar é um dos maiores representantes do comportamento das pessoas que vivem o mundo da era digital. É um evento onde as pessoas vão fisicamente com exclusividade, que é transmitido ao vivo para o mundo todo, mas começa semanas antes nas redes sociais, explode de tráfego em comentários e curtidas durante o evento e termina dias depois de todos os meios tradicionais com as trocas de posts, retweets, comentários e criação de memes”, diz Augusto Cruz Neto, CMO da Airfluencers.
*crédito no topo da imagem: BAONA/iStock
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro