Elon Musk apresenta a X.AI, dedicada à inteligência artificial

Buscar

Elon Musk apresenta a X.AI, dedicada à inteligência artificial

Buscar
Publicidade

Mídia

Elon Musk apresenta a X.AI, dedicada à inteligência artificial

Nova empresa de Elon Musk foi incorporada em Nevada, nos Estados Unidos, e deve concorrer com a OpenAI e Microsoft


17 de abril de 2023 - 10h53

Na corrida pelo destaque na área de inteligência artificial, Elon Musk criou a X.AI, sua nova empresa voltada para a tecnologia. A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal e, de acordo com o The Verge, o negócio foi incorporado em 9 de março.

Elon Musk, novo dono do Twitter

(Crédito: Dimitrios Kambouris/GettyImages)

A movimentação aconteceu em Nevada, nos Estados Unidos, e, até o momento, tem Musk como diretor e Jared Birchall, conhecido por ser o “braço direito” do bilionário, como secretário.

O The Verge sinaliza ainda que os rumores sobre a nova empresa de Elon Musk já rondam há alguns dias. Um relatório do Business Insider teria indicado a compra de inúmeras de unidades de processamento gráfico para alimentar um produto de IA generativa. Ao que tudo indica, o bilionário teria buscado financiamento de investidores da Tesla de da SpaceX, ambas empresas a qual está à frente.

Nova empresa de Elon Musk e a concorrência

Para o mercado, esta é uma tentativa de Musk de participar do desenvolvimento de inteligência articial e bater de frente com companhias como a OpenAI e a Microsoft. O magnata tem se oposto abertamente à desenvolvedora do ChatGPT, da qual participou da fundação em 2015. Contudo, Musk se afastou da startup em 2018 por discordar da relação com a Microsoft.

Ademais, a nova empresa de Elon Musk é um contraponto à sua participação na carta que pedia uma pausa dos experimentos com IA. A princípio, o documento teve Musk e outros experts da tecnologia como assinantes. O principal apelo foi de uma suspensão de seis meses no desenvolvimento de sistemas de IA que superem o ChatGPT-4, a última atualização da OpenAI.

O nome da companhia não é de todo desconhecido. Na última semana, o Twitter deixou de existir oficialmente como uma empresa independente e foi incorporada à X Corp, companhia criada por Elon Musk. Anteriormente, o magnata afirmou que a fusão seria uma maneira de acelerar a criação do X, uma espécie de super app.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental