NY Times lança projeto de realidade virtual
Jornal divulga em novembro primeira reportagem, que acompanha crianças em situações de guerra
Jornal divulga em novembro primeira reportagem, que acompanha crianças em situações de guerra
Meio & Mensagem
20 de outubro de 2015 - 11h26
O New York Times vai distribuir a seus assinantes mais de um milhão de dispositivos Google Cardboard no final de semana de 7 e 8 de novembro. A estratégia faz parte do novo NYT VR, projeto de realidade virtual do jornal realizado em parceria com a multinacional de tecnologia.
O Cardboard é um óculos de realidade virtual de baixo custo e simples de ser montado. Feito de papelão (cardboard, em inglês), funciona conjugado a um smartphone.
Assinantes poderão assistir ao filme The Displaced que, segundo comunicado do jornal, “captura a resiliência de três extraordinárias crianças perdidas entre a guerra, tudo através das lentes da realidade virtual”. O documentário acompanha crianças da Síria, Sudão do Sul e Ucrânia e foi realizado em parceria com o diretor Chris Milk. O cineasta fez carreira produzindo clipes de vanguarda para bandas como Arcade Fire e U2 e fundou a empresa Vrse para pesquisar realidade virtual. Por meio de suas experiências, já vinha acompanhado de perto o conflito sírio e outras histórias, como o drama do Ebola na África e campos de refugiados na Jordânia.
“A equipe do New York Times Magazine criou o primeiro material jornalístico crítico e sério usando realidade virtual para jogar luz sobre uma das mais horrendas crises humanitárias de nosso tempo”, disse o editor executivo do jornal, Dean Baquet, em comunicado. O jornal desenvolveu a tecnologia com o estúdio IM360 e o aplicativo é compatível com IOS 8 ou superior e Android 4.3 ou superior, podendo ser baixado gratuitamente. O Google Cardboard também pode ser adquirido à parte e até montado independentemente, seguindo tutoriais do YouTube.
Compartilhe
Veja também
Disney promoverá experiência imersiva para as finais de Wimbledon
Evento reunirá convidados e parceiros comerciais para assistir às finais masculina e feminina do torneio
Vale Tudo quebra recorde de faturamento e já garante 76 ações comerciais
Em três meses do ar, novela é a trama das 21 horas com maior faturamento; Pantanal, porém, ainda lidera em quantidade de ações de marcas