O videochat do Facebook
Em breve, 700 milhões de usuários estarão aptos a conversar por vídeo
Em breve, 700 milhões de usuários estarão aptos a conversar por vídeo
Meio & Mensagem
7 de julho de 2011 - 6h18
Do Ad Age
Sua mãe já pode conversar por vídeo com você pelo Facebook. A rede social lançou, nesta quarta-feira 6, seu já esperado vídeo chat, que funciona em parceria com o Skype. O programa, entretanto, está disponível para apenas 1% dos 700 milhões de usuários do site nesta primeira fase, passando para 10% na próxima semana.
“Chamadas por vídeo é o primeiro exemplo do que pensamos ser um aplicativo social interessante”, disse o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. O serviço que integra o Skype e o Facebook difere do uso normal do Skype, que requer download do software para realização de chamadas e vídeo conferências. No Facebook, se você tentar ligar para um amigo que não possua o Skype instalado, um box aparecerá perguntando se ele aceita receber a chamada. Basta clicar em “sim” para ambos estarem conectados.
“Pense nisso como um mini cliente Skype, que funciona através da tecnologia P2P (peer-to-peer)”, afirmou o CEO do Skype, Tony Bates, que estava na sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia. Ele e Zuckerberg disseram que eles vêm trabalhando em parceria há algum tempo – desde antes da aquisição do Skype pela Microsoft, em maio.
Zuckerberg disse ainda que o fato de o Skype ser agora controlado por uma empresa na qual ele confia faz com que a relação profissional entre as partes envolvidas seja ainda mais estável.
O serviço de vídeo chamada ainda não está disponível para celulares. Segundo Zuckerberg, a parceria é um sinal da estratégia do Facebook de não desenvolver todos seus aplicativos, deixando tais criações para empresas especializadas nesse tipo de tecnologia.
O Skype é responsável por mais de 300 milhões de minutos por mês em vídeo chamadas, o que representa, segundo Bates, metade das ligações realizadas pelo software. O programa em sociedade com o Facebook, porém, não terá os serviços de publicidade, disponíveis na versão web 1.0 do Skype. No fim de 2010, a empresa lançou, nos Estados Unidos e na Europa, a função “Click and Call”, que permite que os usuários liguem diretamente para um de seus anunciantes, entre eles Coca-Cola, Groupon, Visa e Volkswagen.
Apesar de não haver acordos financeiros na parceria firmada, a relação entre Microsoft e Facebook pode fazer com que a empresa de Bill Gates recupere uma parcela dos US$ 8,5 bilhões gastos na aquisição do Skype. O novo serviço de vídeo chamada na rede social, que competirá com o FaceTime (Apple), Google Talk e Google+ Hangouts, é uma continuação da integração entre as empresas. Em 2007, a Microsoft investiu US$ 240 milhões no Facebook. Além disso, o Bing, motor de busca da Microsoft, indexa dados sociais do Facebook.
Dan Khabie, CEO da agência Digitaria, disse que a aposta é boa para o reposicionamento da Microsoft no mercado de tecnologia. “A Microsoft está se movimentando de forma a se tornar uma plataforma, e o lançamento do novo serviço é um passo importante nessa direção”, disse. “O próximo papel da Microsoft é como facilitadora, não como dominadora”.
Segundo Khabie, cuja agência tem clientes como a NFL (liga maericana de futebol americano), Energizer e Intel, afirmou que para as marcas a expansão do vídeo chat para conversas de grupo em vídeo seria um movimento importante. “Analisando através de uma perspectiva de marketing, há muito mais viabilidade com grupos”.
A Ford já criou uma conta na nova rede social do Google, o Google+, uma indicação de potenciais conversas de vídeo entre os consumidores e os executivos da montadora.
Desde seu lançamento parcial na última semana, o Google+ tem recebido elogios, principalmente pela função de bate-papo (em texto) em grupo. O Facebook também lançou uma versão redesenhada de seu chat, que também permite a criação de grupos para conversas, algo visto como uma concorrência direta ao Google+.
Compartilhe
Veja também
MasterChef estreia nova temporada e anuncia edição com Celebridades
Em coletiva promovida pela Band, jurados confirmaram que a farão a função de apresentadores na nova temporada, que estreia no próximo dia 27
Prêmio Multishow de Humor retorna em formato de reality
Edição 2025 terá Dani Calabresa como apresentadora, Caíto Mainier, Marcelo Médici e Ana Achcar aparecem como jurados