Por que a Meta está fazendo merchandising na Globo?

Buscar

Por que a Meta está fazendo merchandising na Globo?

Buscar
Publicidade

Mídia

Por que a Meta está fazendo merchandising na Globo?

Com objetivo de consolidar a marca como a dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, big tech conta histórias em programas da emissora

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


8 de novembro de 2023 - 6h00

Na semana passada, os programas Mais Você, É de Casa, Caldeirão com Mion e Altas Horas exibiram histórias de pessoas que tiveram suas vidas modificadas e o trabalho reconhecido graças à visibilidade conquistada em aplicativos como Instagram e Facebook.

Cada um desses personagens, que contaram suas histórias à Ana Maria Braga, Marcos Mion e outros apresentadores da Globo foram escalados pela Meta para mostrar como os aplicativos da companhia podem impactar a vida de seus usuários.

Essa é a primeira vez que a Meta leva sua marca institucional à TV aberta em forma de ações de merchandising. Os conteúdos exibidos nos programas da Globo são a segunda etapa de uma campanha que teve início em setembro e que tem, como proposta, tornar o nome Meta mais conhecido entre o público.

Apesar da alta popularidade do Instagram, Facebook e WhatsApp entre os brasileiros, a big tech constatou a necessidade de trabalhar a divulgação de sua marca institucional.

Dessa percepção, foi desenvolvida, pela agência AlmapBBDO, a campanha “Tá na Sua Mão”, que mostrava exemplos de criadores de conteúdo que prosperaram com o auxílio das plataformas da empresa.

“Entendemos que falar da Meta, como a mãe de aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook, fortalece a família das plataformas, de forma geral. Apresentar esses apps como parte de uma única estrutura fortalece o valor de cada um e da empresa, como um todo”, contou Beatriz Bottesi, diretora de marketing da Meta para a América Latina, à reportagem de Meio & Mensagem em setembro, no lançamento da campanha.

As ações de merchandising da Meta na Globo

Para dar continuidade ao plano de comunicação, após a veiculação de mensagens nas redes sociais e em peças de mídia out-of-home, a Meta viu na TV aberta a oportunidade de levar a mensagem a um público mais amplo.

Dessa forma, em um projeto desenvolvido em conjunto com a Globo e com as agências AlmapBBDO, M1 e Spark, a companhia levou as histórias dos criadores de conteúdo a alguns dos programas do canal.

As ações de merchandising começaram com a visita do influenciador Vitor DiCastro ao Mais Você. O criador de conteúdo levou um mapa astral para Ana Maria e falou sobre como os aplicativos da Meta afetaram sua trajetória pessoal e profissional.

Já na semana seguinte, o programa É de Casa contou a história da Vovó Loca, empreendedora que contou com o Instagram para popularizar e com o WhatsApp para vender suas coxinhas.

Ainda no sábado, Mion reagiu a uma apresentação do Quarteto da Arriação, formado por quatro amigos que fazem paródias de músicas com instrumentos de obras. Mais tarde, no Altas Horas, Serginho Groisman recebeu a dupla Tasha & Tracie, que contaram sobre como os aplicativos ajudaram a impulsionar a carreira.

Embora nunca tenha feito, até então, ações de conteúdo na Globo, a Meta já é anunciante do canal. A big tech já aproveitou os comerciais da emissora para divulgar campanhas dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola terá outras modalidades e novos formatos para marcas em 2024

    Cartola terá outras modalidades e novos formatos para marcas em 2024

    Fantasy game da Globo terá novas oportunidades comerciais para os anunciantes e vai contemplar ligas da NFL e partidas especiais da NBA

  • TikTok Awards terá transmissão na TV pelo TNT

    TikTok Awards terá transmissão na TV pelo TNT

    Cerimônia será exibida pela primeira vez na televisão, que mostrará todos os shows, além da premiação