Maioria dos usuários se incomoda com anúncios em CTV
Pesquisa revela relação dos telespectadores com publicidade em Smart TVs e streamings
O usuário de TV conectada tem lembrança de marca alta quando um anúncio é exibido em Smart TV ou streaming, mas isso não significa que a experiência é boa. A maioria dos telespectadores se incomoda com a exibição de publicidade enquanto assistem ao aparelho. A conclusão é parte de um estudo da Siprocal em parceria com Opinion Box, que ouviu 1.056 brasileiros sobre o tema.

Anúncios relacionados ao conteúdo audiovisual que o telespectador consome são considerados mais relevantes (Crédito: Brovector/Shutterstock)
O levantamento avalia a percepção de consumidores de Smart TVs e streamings de contéudo. Nesse contexto, a publicidade em streaming incomoda mais usuários do que exibida em Smart TV. Cerca de 63% dos que consomem streaming declaram um nível de incômodo alto, contra 55% do telespectador de Smart TV.
Apenas 16% dos consumidores de Smart TV e 13% dos que assistem streaming não se incomodam com os anúncios.
No entanto, apesar desse incômodo, o percentual dos usuários que interagem com a publicidade é alto, de 43%. Esse valor é a soma dos que interagem com frequência (9%) com aqueles que interagem às vezes (34%). O restante dos consumidores interage raramente (34%) e nunca (22%).
A lembrança dos anúncios também é alta: 55% se lembram de anúncios específicos de categorias como Viagens e Lazer, Produtos de Beleza e Cuidados Pessoais, e Serviços de Streaming e Assinaturas.
Dos usuários, 41% considera anúncios relacionados a filmes e séries de interesses como mais relevantes. Anúncios de produtos novos, relacionados ao gênero do conteúdo que consome no momento ou anúncios de produtos que o usuário procurou ou comprou também mobilizam mais interesse.
