Previsões para o marketing digital de 2015
Ferramentas de mensuração mais precisas e abraçar a rápida expansão de dispositivos móveis estão no horizonte de 2015
Ferramentas de mensuração mais precisas e abraçar a rápida expansão de dispositivos móveis estão no horizonte de 2015
Meio & Mensagem
23 de dezembro de 2014 - 2h15
Por Matthew Idema*
Com a proximidade do Ano Novo, é importante refletir sobre como as tendências que vimos durante este último ano irão impactar os profissionais de marketing no ano que vem. Para eles, 2015 será o ano de interações cada vez mais personalizadas com os consumidores, uma época de ter ferramentas de mensuração mais precisas e, também, abraçar a rápida expansão dos dispositivos móveis em todo o mundo.
O ano se move rapidamente e o que esperamos ver em 2015 é:
1. Dispositivos móveis continuarão a ganhar mais a atenção dos consumidores: essa mudança criou um novo espaço na rotina das pessoas e está mudando o modo como somos impactados pelas mídias – mais escolhas em cima do que as pessoas veem (por exemplo: mais imagens, notícias e vídeos) como também de como compram, com muitas maneiras de descobrir produtos. A publicidade precisa estar focada em atingir pessoas neste novo espaço por meio de diversas experiências, ao invés de focar em um único local e experiência.
2. Publicidade digital mudará de mensurável para “explicável”: formas básicas de mensuração, como modelos baseados em cliques, somente nos contam uma pequena parte da história. Com mais escala, precisão e novas ferramentas de mensuração, profissionais do marketing poderão entender o que realmente funcionou e focar no que importa para seus negócios: métricas de marca e vendas.
3. Negócios que têm uma abordagem personalizada são as ganhadoras: profissionais do marketing têm, mais do que nunca, informações e ferramentas para criar boas campanhas. E as pessoas esperam que a publicidade que veem seja relevante em todos os canais. De acordo com a eMarketer, somente 5% das áreas de marketing focadas em clientes no mundo todo disseram que estão personalizando suas campanhas extensivamente.
4. As mensagens estão se tornando a parte principal de como a marca interage diretamente com os consumidores: diálogos em tempo real são importantes para resolver as atuais necessidades dos clientes. Quanto mais pessoas continuam a ir em direção a uma comunicação baseada em mensagens, as empresas irão mudar abrindo esse novo canal de comunicação para manter um diálogo construtivo com funcionários e consumidores.
5. O crescimento da população mundial está sendo direcionado por países de alto crescimento de dispositivos móveis: conforme a população mundial continua a crescer nos próximos 10 anos, a maior parte desse crescimento irá acontecer em países fora dos Estados Unidos. De acordo com a eMarketer, nos próximos três anos, a penetração de telefones móveis irá crescer de 61,1% para 69,4% do total da população global. Assim, conforme as pessoas se tornam mais “móveis”, negócios e professionais do marketing devem ir na mesma direção.
Todos os dias, nós precisamos trabalhar juntos para ajudar as empresas a estarem conectadas com as pessoas certas e continuarem a crescer. Estamos contentes em ver que temos um ano ainda mais conectado à nossa frente
*Matthew Idema é diretor de marketing de produto do Facebook
Compartilhe
Veja também
PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber
Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto
Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais
Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital