Reels gera 40% mais engajamento para as marcas no Instagram
Estudo da Emplifi mostra que, apesar de quase metade das marcas publicar pelo menos um Reels, formato representa apenas 7,5% dos conteúdos das empresas
Reels gera 40% mais engajamento para as marcas no Instagram
BuscarReels gera 40% mais engajamento para as marcas no Instagram
BuscarEstudo da Emplifi mostra que, apesar de quase metade das marcas publicar pelo menos um Reels, formato representa apenas 7,5% dos conteúdos das empresas
22 de setembro de 2022 - 14h54
Com o boom dos vídeos curtos trazidos inicialmente pelo TikTok, os Reels, do Instagram, se tornaram o tipo de postagem mais envolvente para a plataforma desde o início de 2022. Essa constatação é fruto de uma pesquisa da Emplifi, ex-Socialbakers, que revelou o desempenho da funcionalidade, quantificando o seu impacto e o seu crescimento.
O levantamento mostrou que a contagem mediana de interações nos Reels é quase 40% maior do que as postagens de vídeo tradicionais no Instagram. Além disso, quase 50% das marcas na plataforma publicaram pelo menos um Reels no segundo trimestre deste ano. No ano passado, apenas 30% das marcas estavam postando conteúdo neste formato na rede social.
Segundo a pesquisa, as cinco marcas com mais engajamento nos Reels são: Pleasing, Netflix, Tesla, Netflix Brasil e Lamborghini. Dentre as marcas que publicam Reels, as esportivas têm destaque. De acordo com o estudo, mais de 60% delas já publicam Reels para aumentar o engajamento com os seguidores. Apesar de o vídeo estar ganhando espaço dentro da estratégia de mídias sociais das marcas, esse formato representa somente 7,5% das postagens das empresas, excluindo Stories.
Nos últimos tempos o algoritmo do Instagram tem priorizado o alcance dos Reels. O próprio CEO da plataforma, Adam Mosseri, confirmou que o Instagram está deixando de ser uma rede social de fotos, que era a sua essência, para se tornar cada vez mais uma plataforma de vídeos, assim como o seu principal concorrente, TikTok.
Entretanto, a atualização tem gerado a insatisfação dos criadores não só no Brasil, como no mundo. Em julho, as irmãs influencers, Kylie Jenner e Kim Kardashian compartilharam uma postagem que tinha um link para uma petição para fazer a rede social voltar a ser o que era antes. “Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Sinceramente, todo mundo”, dizia o post.
O movimento nostálgico começou com a usuária Tati Bruening, conhecida como Illumitati na plataforma, e posteriormente outros nomes aderiram, inclusive celebridades nacionais, como Gabriela Pugliesi e Kéfera Buchmann.
Apesar das críticas, a plataforma não deixará de investir nos vídeos. Em um post em sua conta no Instagram, em julho deste ano, Mosseri enfatizou que “cada vez mais o conteúdo no Instagram irá se tornar vídeo ao longo do tempo”. No mesmo período, um porta-voz da Meta reforçou, ao Meio & Mensagem, que o Reels é o formato que mais cresce no Instagram, sendo responsável hoje por 20% do tempo que as pessoas passam na plataforma.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pelo hub Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King