Revistas: muitos leitores, pouco dinheiro
Na palestra de abertura do Fórum da Aner Frederic Kachar aponta contradição no meio
Na palestra de abertura do Fórum da Aner Frederic Kachar aponta contradição no meio
Bárbara Sacchitiello
10 de setembro de 2013 - 10h56
"Há algum tempo, nossa principal discussão girava em torno da dúvida: se éramos ou não necessários e se os outros meios iam acabar conosco. Hoje, essa dúvida acabou. Temos consciência da força do nosso meio e precisamos apenas encontrar um novo modelo de negócio". Com essas palavras, o diretor geral da Editora Globo, Frederic Kachar, abriu os trabalho da VII edição do Fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER), na manhã desta terça-feira, 10, em São Paulo.
Ao apresentar dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e compará-los com os recentes resultados do Projeto Inter-Meios, o presidente da Aner apontou a grande contradição atual do meio. "Nunca tivemos números tao bons de circulação e de vendas avulsas. Contudo, nosso faturamento publicitário caiu 8,7% nos últimos 12 meses. Temos público, mas não estamos conseguindo monetizar com isso", reclamou Kachar.
Segundo ele, várias medidas são necessárias para mudar esse quadro, como a criação de novos formatos publicitários e o investimento em técnicas de mensuração de resultados. Ele também ressaltou a necessidade de enxergar o leitor como um ser multimídia que anseia pelo consumo do conteúdo em diferentes plataformas. Por fim, ele também alertou para a necessidade de união do meio. "Precisamos criar uma política comercial que nos valorize e enfatizar ao mercado as vantagens e atributos que são exclusivos das revistas, como credibilidade e poder de captar a atenção do leitor", finalizou.
Compartilhe
Veja também
Vale Tudo quebra recorde de faturamento e já garante 76 ações comerciais
Em três meses do ar, novela é a trama das 21 horas com maior faturamento; Pantanal, porém, ainda lidera em quantidade de ações de marcas
Meta unifica gerenciamento de anúncios de todas as plataformas
Além de habilitar ligações de voz e vídeo entre clientes e empresas, companhia está testando uma espécie de agente de IA, que pode fazer recomendações de produtos