3 tendências em IA, tecnologia de publicidade e jogos para 2024
Ad Age analisou algumas tendências que moldaram a indústria em 2023 e permanecerão influentes no próximo ano
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Meio & Mensagem
21 de dezembro de 2023 - 14h24
Do Ad Age*
Se 2023 ensinou alguma coisa aos anunciantes, é que o ritmo das mudanças na mídia, no marketing e na tecnologia publicitária está apenas acelerando. Neste sentido, o Ad Age listou três tendências que moldaram o mercado em 2023 e permanecerão influentes em 2024.
A indústria está preocupada com a possibilidade de a inteligência artificial substituir empregos nos meios digitais, mas também há oportunidades na transformação da IA.
Neste sentido, as principais agências de publicidade e empresas de tecnologia estão procurando pessoas que possam trabalhar com IA. Este ano, a Coca-Cola tornou-se, talvez, a primeira grande marca global a nomear um líder de IA generativa, Pratik Thakar.
Os profissionais de marketing estão usando IA generativa para escrever textos publicitários, gerenciar campanhas publicitárias na internet e criar novos conceitos artísticos. Google, Meta, Amazon, Microsoft, TikTok e outros desenvolveram produtos publicitários de IA.
O Google, por exemplo, tem promovido o Performance Max, um mecanismo de marketing de desempenho, como seu principal modelo de anúncio de IA. Marcas como a Mondelēz estão interessadas no produto publicitário Demand Gen AI do Google, feito para alcançar novos clientes e publicidade no estilo de mídia social.
Ainda assim, os profissionais de marketing e as marcas terão de tomar cuidado no cenário da IA, pois há preocupações de que o excesso de automação lhes tire o controle das alavancas publicitárias.
Além disso, agências de publicidade e marcas estão sendo bombardeadas com ofertas de produtos publicitários que prometem IA, quando, na verdade, não a usam.
Com a Apple construindo seu negócio de publicidade e a Amazon lançando anúncios no Prime Video, há muito para assistir na TV conectada.
Os anunciantes devem acompanhar os desenvolvimentos. A Disney, por exemplo, realizará seu Tech and Data Showcase anual durante a CES em Las Vegas em 10 de janeiro, segundo o Ad Age.
Rita Ferro, presidente de publicidade global da Disney, disse recentemente a Parker Herren do Ad Age, que a plataforma, está focada em anúncios compráveis, “extensões sociais” e “gamificação da experiência publicitária”.
Compras, mídias sociais e jogos são tópicos importantes. A Amazon sediou o primeiro jogo da Black Friday NFL em novembro, e marcas como Bose e State Farm estavam interessadas em conectar anúncios a compras no site de comércio eletrônico.
Roku, NBCUniversal, Amazon e outros também estarão na CES em janeiro para apresentar suas tecnologias publicitárias.
Mesmo que a Web3 e o metaverso tenham enfrentado obstáculos em 2023, as marcas ainda estão entrando em mundos digitais como o Roblox. Algumas das ativações de marca mais inovadoras ocorreram em videogames.
Inclusive, a Liquid Death acaba de lançar um mapa Fortnite para um destino apelidado de “Murder Mountain”, segundo o editor de criatividade do Ad Age, Tim Nudd. A campanha é uma brincadeira com o slogan da Liquid Death: “Mate sua sede”.
No entanto, as marcas precisam aprimorar suas habilidades nos games para aproveitar ao máximo os mundos populares de realidade virtual, informou recentemente Asa Hiken, do Ad Ag.
No Roblox, as marcas estão se sentindo pressionadas para desenvolver experiências para atrair a Geração Z, mas temem que suas criações possam se tornar cidades fantasmas digitais, pontuou Hiken.
Enquanto isso, Meta e Apple devem duelar com headsets de realidade mista em 2024. Meta Quest 3 foi lançado em outubro e Apple Vision Pro é esperado para o primeiro trimestre de 2024.
Então, o metaverso ainda está chegando, mesmo que nem todo mundo queira chamá-lo assim. A Apple, por exemplo, chama seu headset de dispositivo de “realidade mista” – mas, seja qual for o nome, marcas e desenvolvedores estão trabalhando em aplicativos e lojas em realidade virtual e além.
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