TV aberta predomina na América Latina
Media Book 2012, do IBOPE Media, revela hegemonia da TV em 13 países latino-americanos
Media Book 2012, do IBOPE Media, revela hegemonia da TV em 13 países latino-americanos
Meio & Mensagem
15 de agosto de 2012 - 3h35
A edição 2012 do Media Book – publicação do IBOPE Media que reúne informações do mercado de mídia em 13 países da América Latina – aponta que a televisão continua sendo o mais relevante meio nesses países, tanto em termos de penetração quanto de participação nos investimentos publicitários.
No Brasil, de acordo com o Target Group Index, a TV aberta tem 97% de penetração. Exceto Guatemala (onde tem 85% de penetração), a TV tem mais de 90% em todos os outros países: Argentina (95%), Chile (99%), Colômbia (94%), Costa Rica (97%), Equador (98%), México (97%), Panamá (94%), Peru (98%) e Porto Rico (97%). O estudo não apresenta a penetração dos meios no Paraguai e Uruguai. A TV Por assinatura tem as maiores penetrações da região na Colômbia (78%), Argentina (71%) e Peru (64%). No Brasil, a TV por assinatura tem penetração de 35%.
O investimento publicitário reflete a predominância da TV na população em todos os países pesquisados. A maior participação da TV aberta no bolo publicitário é a do Uruguai, onde fica com 85% de todo investimento em mídia. A menor participação da TV é na Costa Rica, com 40% do bolo. Nos demais países, segundo o Media Book, a TV aberta mantem as seguintes participações nos investimentos: Argentina (56%), Brasil (53%), Chile (67%), Colômbia (44%), Equador (81%), México (64%), Panamá (73%), Paraguai (78%), Peru (70%) e Porto Rico (49%).
O Media Book revela diferenças na participação dos meios no mercado publicitário latino-americano. No Brasil, a TV aberta recebeu 53% da verba publicitária em 2011, seguida pelos jornais, que receberam 20%. No México, a TV aberta também está no topo da lista, com 64% do volume movimentado no ano, porém a segunda colocação é ocupada pelo rádio, com 20%.
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