TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos
Emissora pretende dar continuidade à programação educativa e cultural e atrair mais parceiros do mercado publicitário para projetos embasados em propósito
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Bárbara Sacchitiello
22 de abril de 2024 - 16h30
Em junho, a TV Cultura, emissora da Fundação Padre Anchieta, completa 55 anos com a ambição de ser o “melhor de canal de TV público da América Latina.”
Essa pretensão é expressa claramente por João Almeida, diretor comercial da TV Cultura, que vê na manutenção do estilo e dos principais da programação a fórmula de garantia da longevidade da emissora.
“A TV Cultura é pública, pertence a todos. Não é uma emissora de governo, e sim de todos os brasileiros. Temos muito orgulho de termos construído essa história calcados em nossos pilares educativos e movidos pela paixão de quem faz os projetos acontecerem”, diz o executivo.
Embora a celebração seja somente em junho, a TV Cultura já deu início aos preparativos da festa há alguns dias, quando convidou profissionais do mercado publicitário para um evento, em sua sede, com o objetivo de apresentar as novidades da grade e de renovar as relações com a indústria da comunicação.
Almeida conta que, já há algum tempo, a emissora pública vem procurando construir uma relação diferente com o mercado publicitário, calcada em propósitos. Por mais que o canal não depende integralmente de investimentos publicitários como as demais emissoras comerciais, a empresa vem procurando trazer para perto marcas que tenham visões semelhantes em termos de desenvolvimento social e de educação.
“Não somos uma emissora dedicada a vender produtos ou exibir ofertas. Somos uma emissora que ajuda as empresas a construírem marcas”, resume o diretor comercial.
Na prática, a TV Cultura vem trabalhando com parceiros como Bradesco, Vivo, Claro, C6Bank, Magazine Luiza e outras marcas que patrocinam projetos e programas da grade que tenham algum propósito.
Essa visão, segundo o diretor, tem gerado resultados. Almeida conta que em 2023 a TV Cultura registrou o maior faturamento da história e o primeiro trimestre do ano já indica um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nessas relações com o mercado publicitário, a TV Cultura subdividiu sua programação em cinco pilares temáticos: ESG, Esportes, Entretenimento, Infantil e Jornalismo.
A proposta é inserir as marcas e as mensagens em cada um desses pilares, de acordo com o objetivo e essência do negócio de cada anunciantes.
A respeito do pilar de programação infantil, o diretor comercial conta que a TV Cultura, que foi a casa de clássicos como Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum e Cocoricó quer preservar a essência e continuar oferecendo opções para as crianças.
“O Brasil ainda precisa de programação infantil na TV aberta. Estamos tendo apoio de muitas marcas que trabalham de forma educativa e que passam um posicionamento correto para as crianças, para que eles voltem a brincar, correr e ser ativas. Acho que esse é uma de nossas missões, como canal de TV”, resume.
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